O certame, organizado pela câmara de São Miguel, no âmbito dos 26 anos da criação do município e do seu santo padroeiro São Miguel Arcanjo, assinalado a 29 de Setembro, começa às 20:00 e é de entrada livre.
O concerto vai contar com actuações no funaná de Ferro Gaita, Tikai, Tabanka Ressa, Nildson Lila e banda, Pinta Manta e DR Sakis, e no batuque das batucadeiras Herdeiros de Nha Mita Prera, Tradison de Terra, Fidjus di São Miguel, Fidjus de Varanda, Ribeira de São Miguel, Batucadeira di Kadjeta, Nha Joana, Rabenta Txabeta, Nova Esperança de Principal, Fidjus di Principal, Mondon de Eugénio Lima e Herança di Nós Terra.
A 06 de Agosto, a Câmara Municipal de São Miguel inaugurou um busto de Nha Mita Pereira à frente dos Paços do Concelho, com o presidente da câmara a defender que esta homenagem póstuma vai perpetuar a sua memória.
“A decisão de colocar o busto de Nha Mita Pereira à frente dos Paços do Concelho visa perpetuar a sua memória e valorizar a sua história, para que todos possam saber que São Miguel, à semelhança dos demais municípios do país tem referências, e Nha Mita Pereira é uma grande referência para São Miguel”, declarou na altura o edil micaelense, Herménio Fernandes.
Segundo lembrou, tendo em conta que esta cantadeira percorreu o mundo sempre elevando a cultura de Cabo Verde e a imagem de São Miguel”, o seu busto deveria estar num “lugar digno”, referindo-se à Praça Central dos Paços do Concelho.
Por outro lado, disse acreditar que o busto de Nha Mita Pereira, que considerou “uma grande mulher, grande batucadeira, amiga da sua comunidade, e de todos”, vai ser mais um ponto de atracção turística para aquele município santiaguense.
Por fim, assinalou que a inauguração deste busto é a melhor prenda para esta cidade que está em festa e que ambiciona ser “uma cidade moderna”.
De nome próprio Josefa Mendes Pereira, Nha Mita Pereira como era carinhosamente conhecida, nasceu em Espinho Branco, no município de São Miguel, em 1926, e faleceu em 2001.
Da sua discografia consta “Pachencha – Agu na labata kóbi ta séca” (1999) e Nha Pereira – Batuque e finaçon (2001).
A comemoração do 26º aniversário do município de São Miguel está a ser celebrada com várias actividades, de cunho social, cultural, desportivo, gastronómico e político.
As festividades terão o seu ponto alto no dia 29 de Setembro, com uma procissão e missa em honra ao santo padroeiro.
A Semana com Inforpress