ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

São Miguel: José Maria Neves marca presença nas comemorações do 25º aniversário do município 27 Setembro 2022

O Presidente da República, José Maria Neves, vai estar em São Miguel, no interior de Santiago, esta quarta-feira,28, para presidir à sessão solene comemorativa do 25º aniversário deste município santiaguense, celebrado a 29 de Setembro.

São Miguel: José Maria Neves marca presença nas comemorações do 25º aniversário do município

Em declarações à Inforpress, o vereador da Cultura da Câmara Municipal de São Miguel, Albertino de Pina, manifestou “enorme honra” de todos os micaelenses por poderem receber neste dia o mais alto magistrado da Nação.

No entanto, considerou que a presença do chefe de Estado vai ser um “grande momento” para todos os micaelenses que o vão receber de “braços abertos” para prestigiar a festividades do Dia do Município e santo padroeiro.

Além do José Maria Neves, a sessão comemorativa vai contar ainda com intervenções dos presidentes da Câmara e Assembleia Municipais, Herménio Fernandes e Leocádia Furtado, respectivamente, e dos líderes das bancadas do Movimento para a Democracia (partido que gere a câmara) e Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, oposição).

Para assinalar os seus 25 anos de criação e seu santo padroeiro, São Miguel Arcanjo, que cujos festejos arrancaram desde o início deste mês, foi preparado um leque de actividades culturais e desportivas, dos quais Albertino Furtado fez um balanço positivo a meio percurso.

No desporto destacou o torneio das seleções, que vai culminar esta quarta-feira,28, com a final entre as seleções do Tarrafal e Santa Cruz, no Estado Municipal de Veneza, e a tradicional “São Miguel a Correr”, que aconteceu no passado domingo,25.

Em relação às actividades culturais, destacou o “Festival de Batuque e Funaná” e “Noite de Mornas”, que decorreram durante este fim-de-semana, no Centro Histórico e Cultural do Porto da Calheta.

As celebrações terão o seu ponto alto esta quinta-feira,29, com uma missa em honra ao orago local, São Miguel Arcanjo, a partir das 11:00, mas, no entanto, o vereador não confirmou a participação do chefe de Estado na mesma.

Por outro lado, fazendo um resumo da realidade actual desse concelho que celebra esta quinta-feira,29, 25 anos da sua criação, considerou que o município, sobretudo nos últimos seis anos, deu um “grande salto” no seu processo de desenvolvimento e tem despertado atenção e “é bem falado” quer na esfera nacional quer internacional.

“Encontramos um município com condições para levarmos para frente e conseguimos colocá-lo num patamar que orgulha todos os micaelenses. Conseguimos dar um salto enorme e estamos satisfeitos com o percurso e transformações que o município de São Miguel está a viver, neste momento (…)”, notou, destacando, igualmente, o trabalho realizado pelos antecessores do actual presidente da câmara, Herménio Fernandes.

Separado em 1996 como uma freguesia do concelho do Tarrafal, São Miguel tem 12.966 habitantes, e é um município rural da ilha de Santiago com uma área de 77,510 quilómetros quadrados, confrontando a Norte com o Tarrafal, a Sul com Santa Catarina, a Leste com Oceano Atlântico, a Oeste com Santa Catarina e a Sudeste com Santa Cruz.

São Miguel apareceu logo no rol das freguesias de Santa Catarina, quando esta foi criada em 1834, no processo de descentralização administrativa da ilha. Santa Catarina na altura responsabilizava pela administração de Santiago Norte.
Mais tarde, em 1917, com a criação do município do Tarrafal, São Miguel passou a fazer parte desse município.
Em 1996, nos termos da Lei nº 11/V/96 de 11 de Novembro esta freguesia é elevada à categoria de concelho, e tem como sede administrativa a cidade de Calheta.

O Dia do Município coincide exactamente com o dia da celebração das festas de São Miguel Arcanjo, 29 de Setembro. Desde 2008, o município do São Miguel vem sendo governado pelo MpD. A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project