A ação formativa, que decorre nas instalações da galeria da Fajã, município da Ribeira Brava, segundo o técnico do MAA e formador Júlio Monteiro, enquadra-se no projeto âmbito da “melhoria do sector agrícola em Cabo Verde” e dum projecto nacional de fruticultura e manejo integrado de fruteiros.
“Durante três dias agricultores de Santo Antão e São Nicolau estiveram aqui a adquirir conhecimentos em produção e protecção de fruteiras, no âmbito da resiliência à seca que tem afectado o País nos últimos anos”, afirmou.
Segundo o mesmo, foi uma formação bastante prática onde os agricultores das duas ilhas trocaram experiências de forma a desenvolver a fruticultura nestas regiões.
“Falamos sobre as técnicas de multiplicação de fruteiras, de viveiros e também das pragas que afectam as fruteiras de forma que possamos ter uma maior produção fruteira e ajudar o País a ter maior resiliência à seca”, sublinhou.
Já a formanda Ana Rodrigues, da ilha de São Nicolau, afirmou que foi uma formação “bastante positiva” onde adquiriu diversos conhecimentos que vão ajudar a desenvolver a sua actividade.
Por sua vez, Elder Batista, da ilha de Santo Antão, salientou a troca de experiência e conhecimentos com os agricultores da ilha de São Nicolau, onde pôde “aprender novas formas de cultivo”, que pretende implementar na sua região.
A Semana com Inforpress