Em declarações à Inforpress, o presidente da Câmara Municipal da Ribeira Brava, José Martins, afirmou tratar-se de um “acto nobre” da família Figueiredo para com o município e a ilha de São Nicolau.
“Estamos a falar da cedência de uma antiga residência da família e ainda mais 38 lotes de terreno que servirá para edificação do projecto. Por isso trata de um acto nobre desta família para com as pessoas da terceira idade do município e da ilha, perante as preocupações e necessidades dos nossos idosos”, realçou.
Segundo José Martins, quando concluído o espaço irá comportar qualidade serviços de saúde e lazer, como forma de dar mais dignidade às pessoas.
“Vamos agora procurar parcerias, sobretudo junto da nossa diáspora para a materialização física do projecto, pelo que apelamos aos nossos emigrantes e outras instituições a acarinharem este projecto”, realçou.
Por sua vez, em representação da Família Figueiredo, Teófilo Figueiredo, salientou que se trata de um gesto “de devolver” ao município da Ribeira Brava e à ilha de São Nicolau, um património da família.
“Nossa ideia é criar um espaço de estadia e de repouso diário, onde os mais velhos e carenciados poderão encontrar conforto para os mais velhos. Este era um espaço onde nasceram e criaram muitos de nós da família Figueiredo, agora estamos a devolver à ilha para acolher os que mais precisam, como sempre a nossa família fez”, realçou.
O projecto do Complexo Social “Lar Idoso”, na Ladeira Lapa – Marica, consiste na criação de uma infra-estrutura que irá acolher pessoas idosas, com vínculos familiares rompidos ou fragilizados, a fim de garantir protecção integral, assegurando-lhes os seus direitos.
A Semana com Inforpress