Legislativas 2021

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

São Nicolau: Candidatos apresentam propostas para as pescas, transportes, agricultura e saúde 05 Abril 2021

Neste quinto dia da campanha eleitoral, os candidatos do MpD, doPAICV e da UCID às eleições legislativas de 18 de abril pelo círculo eleitoral de São Nicolau estiveram em contatos porta-a-porta nos dois concelhos da ilha para auscultar as populações locais e levar as suas propostas relacionadas com as áreas que consideram prioritárias para aquela região eleitoral, seja qual for o Governo que sair eleito no dia 18 de Abril. Os candidatos apostam em sectores chaves, como os de transportes, pescas e agricultura.

São Nicolau: Candidatos apresentam propostas para as pescas, transportes, agricultura e saúde

PAICV promete investir nos sectores da pesca, agricultura, saúde, transportes e pecuária

A candidatura do PAICV pelo círculo eleitoral de São Nicolau, liderado por Hipólito Barreto, escolheu esta segunda feira, 05, para visitar Alto Fajã, Queimadas e Carboeiros.

Os desafios constatados no terreno, segundo Barreto, têm a ver com os transporte aéreos, já que atualmente só há um voo semanal, o que obriga as pessoas a dormirem nas agências de viagens para conseguir uma senha e, muitas vezes nem por esta via conseguem. isso também, segundo o mesmo, cria problemas aos emigrantes que querem visitar a ilha para fazerem investimentos.

A saúde é outra grande preocupação local, com as pessoas a queixarem-se da falta de especialistas na ilha, assim como a educação, em que os jovens ao terminarem o décimo segundo ano de escolaridade quase não têm alternativas para continuarem os estudos, “a não ser abandonar a ilha que os viu nascer”, para poderem estudar.

A lista do PAICV, promete, caso vença as eleições de 18 de abril, investir no sector da agricultura, pesca , criação de gado, transportes e saúde, para alavancar a ilha. Para o cabeça de lista, Hipólito Barreto, em entrevista ao Assemanaonline é necessário fazer mais para desenvolver o sector da pesca na ilha. “Temos necessidade de apostar na produção de gelo, não pela via convencional, mas utilizando energias renováveis com custo de produção baixa e assim, vender aos pescadores e peixeiras num preço mais acessível”, frisou.

Para esta terça-feira, 06 de abril, o partido da estrela negra, vai visitar o concelho da Ribeira Brava.

MPD com forte aposta na economia azul

Por sua vez a comitiva dos ventoinhas liderada por Nelson Brito, esteve nesta segunda-feira de visita à localidade de Preguiça, onde, segundo aquele cabeça de lista, o Governo tem em curso um grande projecto, que é a requalificação do centro histórico “antiga alfândega” e as casas antigas ao redor do monumento. Esta foi, igualmente, uma oportunidade para inaugurar a sede de campanha do MpD naquela localidade.

Às 18 horas da tarde, foi realizada uma conferência sobre a economia azul, com o lema “O mar e o desenvolvimento de São Nicolau – economia azul”, e teve como orador Paulo Veiga. Nessa conferência foi abordada a questão do projecto de cais de pesca de São Nicolau, com promessa de início das obras brevemente.

Caso vencer as eleições, o partido ventoinha, promete dar continuidade às apostas nos transportes marítimos, nos sectores das pescas e da segurança. “As pessoas acreditam que Ulisses Correia e Silva é a pessoa certa para continuar a governar Cabo Verde”, concluiu.

UCID promete priorizar agricultura e pesca caso vencer às eleições

Por sua vez a União Cabo Verdiana Independente e Democrático (UCID), com o lema “Somos Opção, Sim!”, visitaram o concelho de Tarrafal, na companhia do presidente do partido António Monteiro que chegou de São Vicente na tarde desta segunda-feira e à noite, estava previsto fazerem a apresentação oficial da lista daquele partido para a ilha de São Nicolau.

Segundo o cabeça de lista da UCID em São Nicolau, Louzindo Nascimento, a recepção da sua candidatura está sendo bastante positiva no terreno, realçando que, as pessoas "mostram que realmente precisa-se melhorar a política do país e o destino da ilha".

Sendo uma das ilhas mais “carenciadas” do país, Louzindo Lopes, aponta como principais queixas da população o acesso à água para praticar agricultura, para além de dificuldade de acesso a créditos para desenvolver negócios ligado a esse sector. O "desemprego, a falta de aposta do antigo governo a nível económico", são outras reivindicações, assim como a dificuldade nos transportes aéreos e marítimos que segundo o mesmo, “enquanto não forem resolvidos, a ilha continuará na mesma situação”.

Nesse sentido, caso vença as eleições legislativas de 18 de abril, a UCID prioriza responder a estas dificuldades, em particular a aposta nos sectores das pescas e agricultura, que segundo o cabeça de lista do partido, são os motores do desenvolvimento de São Nicolau.

Para amanhã, a UCID vai fazer contacto porta a porta no concelho de Ribeira Brava, juntamente com o presidente do partido.

As últimas eleições legislativas em Cabo Verde ocorreram no dia 20 de março de 2016, tendo o Movimento para a Democracia (MpD) vencido com maioria absoluta, ao eleger 40 deputados, o PAICV 29 e a UCID três.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project