Legislativas 2021

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

São Nicolau: Habitação na ordem do dia 13 Abril 2021

Os três partidos que concorrem às legislativas de 18 de abril pelo círculo eleitoral de São Nicolau, PMD, PAICV e UCID priorizam para o próximo a resolução do déficit habitacional na ilha.

São Nicolau: Habitação na ordem do dia

De visita à localidade de Praia Branca, município de Ribeira Brava, a comitiva doo Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), liderada por Hipólito Barreto, esteve nesta terça feira, 13 de abril, partilhou com aquela comunidade as suas ideias para responder aos desafios e ansias dos locais, em particular, no que tange á habitação.

Nisso, cabeça de lista do PAICV, prometeu a retoma do projecto «Casa Para Todos» (CPT) com a construção de novas moradias, por forma a ajudar os jovens a realizar o sonho de casa própria, assim como apostar na requalificação de casa.

O Movimento para a Democracia (MpD), por sua vez, através do cabeça de lista por aquele circulo eleitoral, Nelson Brito, garantiu ao A Semanaonline disse que o propósito de implementação de um programa "muito forte" nesta matéria, em particular na ilha de Chiquinho, apostando "forte" na reabilitação de casas das pessoas mais necessitadas, de acordo com o Cadastro Social.

Na sequencia, o MpD promete requalificar os bairros e as cidades com calcetamentos, espaços verde e áreas de lazer para melhorar a qualidade de vida da população, "apostar fortemente no desencravamento das zonas através da intervenção global em todas as entradas, permitindo assim, o melhor acesso de pessoas às suas localidades", salienta Brito.

A ligação de água e electricidade nas habitações das localidades que ainda não foram contempladas e a construção de casas de banho para habitações "condignas" para a população, são outras propostas do MPD para a ilha de São Nicolau.

Refira-se que nesta terça-feira, 13, o partido ventoinha deu uma conferência de imprensa na cidade de Ribeira Brava, para apresentar o programa do Movimento para Democracia para a ilha e o país. Conferência esta, que teve como convidado o economista Gualberto de Rosário.

O deficit habitacional está também na ordem do dia da União Cabo Verdiana Independente e Democrática (UCID), como afirma o seu cabeça de lista para o círculo eleitoral de São Nicolau, Louzindo Nascimento Lopes. Este sublinha a ânsia do seu partido em criar políticas de resposta ao problema de habitação na ilha, relacionando esse problema com a questão do desemprego.

“O problema da habitação, é uma questão que complica a vida das pessoas em Cabo Verde e São Nicolau não foge a regra, porque quando temos alta taxa de desemprego, as pessoas tem problemas com habitação. Resolvendo o problema do desemprego na ilha, consequentemente, as pessoas conseguirão resolver o problema de casa própria”, ressaltou.

Entretanto, a UCID aponta a má gestão do CPT como uma das causas do déficit habitacional naquele circulo. Segundo o cabeça de lista daquele partido, constatou-se que o programa acabou por beneficiar "pessoas que não têm tanta necessidade", falhando assim com o seu propósito de criação.

Isto, porque, argumenta Lopes, "o preço das casas são para pessoas que tem rendimento". E contesta que “deve-se criar políticas que vão de encontro com quem tem necessidade”.

A comitiva da UCID visitou hoje o Centro de Fajã, em contactos porta-a-porta, para levar a sua mensagem de "mudança" ao eleitorado local.

Às legislativas do dia 18 para a eleição de 72 deputados em 13 círculos eleitorais, dos quais dez no País e três na diáspora, concorrem seis partidos – PAICV, MpD, UCID, PTS, PSD e PP.

PAICV, MpD e UCID concorrem em todos os círculos, PP em seis círculos (Santiago Sul, Santiago Norte, Boa Vista e os três da diáspora), PTS também em seis círculos (São Vicente, Santiago Sul, Santiago Norte e três diáspora), e PSD em quatro círculos (Santiago Norte, Santiago Sul, América e África).

As últimas eleições legislativas em Cabo Verde ocorreram no dia 20 de Março de 2016, tendo o Movimento para a Democracia (MpD) vencido, na altura, com maioria absoluta, ao eleger 40 deputados, o PAICV 29 e a UCID três.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project