Legislativas 2021

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

São Nicolau: Candidaturas apresentam propostas para setores agrícola e pecuária 07 Abril 2021

Entrando no sexto dia da campanha eleitoral, as forças políticas concorrentes às legislativas em São Nicolau intensificam as suas acções no terreno para a apresentação das suas propostas, a visar as eleições de 18 de abril . Os três partidos concorrentes no referido círculo eleitoral (PAICV, MPD, UCID), priorizam a agricultura e a pecuária como sectores importantes para alavancar o desenvolvimento da economia local.

São Nicolau: Candidaturas apresentam propostas para setores agrícola e pecuária

A candidatura do PAICV, liderada por Hipólito Barreto, propõe um conjunto de medidas promotoras de desenvolvimento do sector agro-pecuário, como a mobilização de água através da impermeabilização na barragem de Fajã, a contrariar as afirmações de Ulisses Correia e Silva de que não haveria solução para aquela barragem. Para Barreto, tal posicionamento do Primeiro-Ministro só vem provar "mais uma vez" que São Nicolau "não está na agenda do governo" sustentado pelo MpD.

Uma outra aposta da candidatura do PAICV ligado à agricultura, tem a ver com a disponibilização de água para a agricultura através do processo de dessalinização, com recurso à utilização de energias renováveis. O mesmo ainda falou da necessidade de delimitar os campos de pastagens e da agricultura.

No que tange à pecuária, Hipólito Barreto avançou que, caso vencer às eleições, o partido que representa vai apostar "fortemente" na assistência técnica aos criadores de gado, assim como na criação de pastos para animais, através de plantação de sementes.

Uma outra situação ligada à pecuária, que segundo o cabeça de lista é muito preocupante e vai ser priorizada, é o combate aos cães vadios que "andam a tirar o sossego aos criadores de gado". Ainda relacionado à criação de gado, o PAICV promete ainda apostar em raças melhoradas, “sem deixar de lado o que é de Cabo Verde” .

Nesta quarta-feira, 07, a caravana do Partido Africano para a independência de Cabo Verde (PAICV), visitou o concelho de Ribeira Brava e Tarrafal, mais concretamente as localidades de Preguiça e Praia Branca.

De visita a Hortelã e Juncalinho, a candidatura do Movimento para democracia (MPD), encabeçada por Nelson Brito, promete igual aposta "forte" na mobilização da água, assim como nos transportes marítimos para que os agricultores possam escoar os seus produtos para as outras ilhas.

“Fizemos intervenção na galeria de Fajã para aumentar a água tanto de consumo, como para agricultura e queremos duplicar a nossa intervenção para que os agricultores das outras zonas agrícolas possam ter acesso a água para rega”, referiu.

O MpD, compromete-se a investir mais na campanha de combate às pragas, permitir o acesso a créditos aos agricultores, criar centro de pôs-colheita na ilha para que os produtores não exportem apenas produtos frescos, mas também produtos transformados

Por sua vez, a União Cabo Verdiana Democrática e independente (UCID), partilhando de opinião que a agricultura tem sido negligenciada e que é preciso apoiar os agricultores para não dependerem do governo, visa proporcionar aos agricultores melhores condições no acesso a água e sementes, apostando assim, na dessalinização da água através da energia eólica.

A UCID, propõe ainda, formar veterinários para cuidar dos animais com problemas e consequentemente, evitar reduzir os óbitos de animais por doenças ou outras debilidades. Por parte desta candidatura também haverá aposta na nova técnica de produção de pastos, dando créditos aos criadores para tal efeito.

Convém realçar que os integrantes que compõem a candidatura da UCID para o círculo eleitoral de São Nicolau, visitaram esta quarta-feira, 07, a localidade de Juncalinho para contactos porta-a-porta e auscultar as preocupações das pessoas.

Às legislativas do dia 18 para a eleição de 72 deputados em 13 círculos eleitorais, dos quais dez no País e três na diáspora, concorrem seis partidos – PAICV, MpD, UCID, PTS, PSD e PP.

PAICV, MpD e UCID concorrem em todos os círculos, PP em seis círculos (Santiago Sul, Santiago Norte, Boa Vista e os três da diáspora), PTS também em seis círculos (São Vicente, Santiago Sul, Santiago Norte e três diáspora), e PSD em quatro círculos (Santiago Norte, Santiago Sul, América e África).

As últimas eleições legislativas em Cabo Verde ocorreram no dia 20 de Março de 2016, tendo o Movimento para a Democracia (MpD) vencido com maioria absoluta, ao eleger 40 deputados, o PAICV 29 e a UCID três.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project