Legislativas 2021

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

São Nicolau: Transportes é grande prioridade das Candidaturas ao círculo 09 Abril 2021

A problemática dos transportes constitui uma preocupação comum aos candidatos dos três partidos concorrentes pelo círculo eleitoral de São Nicolau às legislativas de 18 de abril próximo. Cada um, propõe um conjunto de medidas para resolver as dificuldades de ligação e acesso que ainda persiste na ilha de Chiquinho e que afecta grandemente a população local.

São Nicolau: Transportes é grande prioridade das Candidaturas ao círculo

Hipólito Barreto, cabeça de lista do Partido Africano para a Independência de Cabo Verde (PAICV), esteve esta sexta-feira na comunidade de Juncalinho e Morro Braz, tendo realçado que Cabo Verde, no geral, e São Nicolau, em particular, "perdeu com a governação do MpD, porque "ao invés de unir as ilhas do arquipélago, o atual executivo de Ulisses Correia e Silva tornou-as ainda mais dispersas".

A prioridade no que tange ao sector dos transportes, segundo Hipólito Barreto, é retomar a companhia de bandeira (TACV), e justifica que "o governo não pode entregar o que é nosso”, a uma empresa para fazer o que bem entender. O mesmo confirma que em São Nicolau há “deficiente” circulação de bens e serviços.

“Há dias, um jovem da ilha de Boa Vista, veio comprar plantas dos viveiros aqui na ilha e por problemas de transporte decidiu entregar as plantas ao dono, porque não tinha como como escoar tal mercadoria”, exemplifica.

Barreto enfatiza também os desafios no que concerne aos transportes terrestres na ilha, sobretudo com a chegada da pandemia do COVID-19 que tem lesado financeiramente os condutores de hiace, pois que viram-se obrigados a reduzir o número de passageiros, "sem isenção de impostos e tinham de ter tudo em dia". Sobre a referida classe, o candidato do PAICV promete atenção especial e resolução dos problemas de licença para os novos condutores.

A candidatura da União Cabo Verdiana Democrática (UCID), para o círculo eleitoral de São Nicolau, liderada por Louzindo Lopes, defende a importancia estratégica do sector dos transportes para o desenvolvimento da ilha.

“As promessas que foram feitas pelas governações anteriores de melhoramento do porto no Tarrafal não foram cumpridas. Mas apenas o melhoramento do porto, não é suficiente para melhorar a problemática dos transportes na ilha se temos companhias que fazem voos uma ou duas vezes por semana”, frisou aquele cabeça de lista.

A UCID promete, caso vença as eleições de 18 de abril, romper o contrato que foi assinado com a única companhia aérea interilhas a operar atualmente no país, pois que, "não está a satisfazer as necessidades da população". O reestabelecimento das ligações diretas com as ilhas mais próximas de São Nicolau nomeadamente Sal e São Vicente é outra meta, visto que, segundo justifica, "as pessoas têm receio de visitar São Nicolau porque têm medo de ficarem retidas na ilha por falta de transportes".

Por sua vez, a candidatura do Movimento para Democracia (MPD), liderada no circulo eleitoral de São Nicolau por Nelson Brito, partilha da opinião que o transporte é o sector fundamental para ligar São Nicolau às outras ilhas e ao mundo, daí que os "ventoinhas" prometam reforçar os transportes marítimos e aéreos de e para a ilha.

Entretanto, Nelson Brito garante que o governo está a apostar na vacinação contra a COVID-19 para poder ter mais circulação de turistas e também, segundo o cabeça de lista, no início do novo mandato, vai chegar um novo barco com capacidade para transportar passageiros e contentores para reforçar a ligação marítima de São Nicolau com as outras ilhas.

De realçar que os integrantes do Movimento para Democracia, estiveram hoje, no Bairro de São João e na Vila de Praia Branca em contactos porta-a-porta com o eleitorado.

Às legislativas do dia 18 para a eleição de 72 deputados em 13 círculos eleitorais, dos quais dez no País e três na diáspora, concorrem seis partidos – PAICV, MpD, UCID, PTS, PSD e PP.

PAICV, MpD e UCID concorrem em todos os círculos, PP em seis círculos (Santiago Sul, Santiago Norte, Boa Vista e os três da diáspora), PTS também em seis círculos (São Vicente, Santiago Sul, Santiago Norte e três diáspora), e PSD em quatro círculos (Santiago Norte, Santiago Sul, América e África).

As últimas eleições legislativas em Cabo Verde ocorreram no dia 20 de Março de 2016, tendo o Movimento para a Democracia (MpD) vencido com maioria absoluta, ao eleger 40 deputados, o PAICV 29 e a UCID três.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project