O dia é assinalado com a realização de um debate sobre o tema “A Mulher em São Nicolau – Factos, Números e desafios” que será presidido pelo Ministro Fernando Elísio Freire.
O evento conta ainda com o engajamento das duas Câmaras Municipais da ilha, Ribeira Brava e Tarrafal, e decorre no centro cultural Paulino Vieira.
À margem do debate, decorre na cidade do Tarrafal uma feira de agropecuária e o dia encerra com a realização à noite da gala “Amdjer de Nós Terra”, na cidade de Ribeira Brava.
O Dia Internacional da Mulher é comemorado, anualmente, em 8 de Março. O dia é assinalado desde o início do século XX, embora com variações na data das celebrações.
Em 1975, a ONU começou a celebrar neste dia – 8 de Março, mas só em 16 de Dezembro de 1977, é que viria a ser oficialmente reconhecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas, através da Resolução 32/142.
Este dia pretende celebrar os direitos que as mulheres conquistaram até ao dia de hoje, relembrando o caminho para a igualdade.
Defender causas como o direito ao voto, a igualdade salarial, a maior representação em cargos de liderança, a protecção em situações de violência física e/ou psicológica ou o acesso à educação continuam actuais porque, em vários pontos do globo, esses direitos continuam por cumprir.
A Semana com Inforpress