POLÍTICA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

São Nicolau: Deputado do PAICV diz que a ilha está “cansada” com a actual governação 06 Fevereiro 2023

O deputado do PAICV pelo círculo eleitoral de São Nicolau considerou hoje que a população da ilha está “cansada” com a actual governação, devido às “más políticas” direccionadas para a mesma.

São Nicolau: Deputado do PAICV diz que a ilha está “cansada” com a actual governação

Hipólito Barreto falava à Inforpress, à margem de uma série de visitas que efectuou ao círculo eleitoral, onde manteve contato com as populações das diversas localidades.

Dos contactos efectuados, o deputado do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV – oposição) disse ter constatado um “desinvestimento” no sector agrícola na ilha, com os agricultores a passarem por falta de água devido a constantes avarias.

“Há um desacelerar no investimento na agricultura, numa altura em que para driblar os efeitos da guerra na Ucrânia, devia ser feito um maior investimento neste sector. Pude constatar ainda que nas localidades de Cabeçalinho, Estância de Brás, Lompelado e no perímetro agrícola do Algodoeiro os agricultores passam por sérios problemas de água, o que põe em causa as suas plantações”, afirmou.

Segundo o parlamentar, a pesca, outro sector “importante” para economia da ilha, encontra-se “abandonado” à sua sorte.

“O complexo de pesca do Tarrafal, cujas obras já deveriam estar concluídas a muito tempo, há uma clara derrapagem no prazo de construção da mesma, também na localidade de Carriçal os pescadores locais continuam à espera do complexo de pesca prometido para a localidade”, realçou.

A nível dos transportes, o deputado do principal partido da oposição considera que a ilha de São Nicolau está “cada vez mais distante do resto do país”, devido à irregularidade dos transportes, o que tem estrangulado a economia local.

“O problema dos transportes de e para a ilha, também tem causado constrangimentos no sistema de evacuações médicas, vejamos que para se efectuar uma transferência médica via aérea para São Vicente os pacientes são obrigados a permanecer por horas ou até dormir na cidade da Praia”, sublinhou.

Hipólito Barreto afirmou que o Orçamento Geral do Estado para 2022 praticamente não contemplou a ilha e o de 2023 “não é nada simpático para com São Nicolau e a sua gente”. A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project