Em declaração à Inforpress, o gestor da escola, Januário Gomes, avançou que o projecto iniciou-se com a requalificação do pátio de um dos blocos da escola, para garantir aos professores e alunos melhores condições de ensino – aprendizagem.
“No pátio do bloco 1 o piso estava em calçada o que não permitia aos professores realizarem aulas de educação física e outras actividades lúdicas, então surgiu a necessidade de elaborar este projecto como forma de pavimentar o pátio e desenhar alguns jogos tradicionais como forma de resgatar estes jogos”, afirmou.
Segundo o mesmo, o projecto visa contribuir para o processo de ensino aprendizagem, tendo em conta que os jogos tradicionais ajudam os alunos no seu “desenvolvimento físico e intelectual”.
Januário Gomes acrescentou ainda que o desenvolvimento do projecto contou com o envolvimento da comunidade educativa e de algumas instituições do município.
“A comunidade aderiu de grande forma e graças a isso foi possível concluir a primeira fase. De realçar os apoios da câmara municipal, da associação comunitária local e o grupo Patche Parloa dos Estados Unidos”, sublinhou, acrescentando que agora procuram apoios para concluir a segunda fase.
A Escola Narciso Ramalho, em Fajã, recebe alunos do primeiro ao oitavo ano e é dividida em dois blocos que são separados pela estrada nacional que liga Ribeira Brava e Tarrafal, pelo que o projecto também visa garantir maior segurança aos alunos.
A Semana com Inforpress