CORREIO DAS ILHAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

São Nicolau: Especialista diz haver ainda mitos tidos como verdades em matéria de ginecologia/obstetrícia 24 Novembro 2022

A médica especialista em ginecologia/obstetrícia Nilce Santos afirmou na Ribeira Brava que perdura ainda na sociedade sanicolauense mitos tidos como verdades em matéria de ginecologia/obstetrícia, que urge esclarecer.

São Nicolau: Especialista diz haver ainda mitos tidos como verdades em matéria de ginecologia/obstetrícia

A especialistas falava à Inforpress à margem da iniciativa Segundo Ciclo de Conversas “Chá entre as mulheres – mitos e verdades em genecologia”, promovido pela rede local de combate e prevenção contra abuso e exploração sexual da criança e do adolescente.

A médica classificou a conversa com as mulheres da Ribeira Brava de “bastante interessante”, no decorrer da qual foi possível esclarecer, admitiu, algumas questões que ainda perduram na sociedade, “que são tidas como verdades mais são mitos”

“Como as questões ligadas à cesariana, trabalho de parto e à menstruação, que ainda as mulheres têm alguma dúvida, então foi um momento em que recolhemos as dúvidas que tinham e tentamos esclarecer se eram mitos ou verdades”, especificou a especialista.

Nilce Santos sublinhou ainda a importância deste tipo de encontros, que ajudam a “quebrar tabus” que muitas vezes passam de geração em geração, e que “intimidam as mulheres”.

Por seu lado, a coordenadora da rede local, Elenice Spencer, considerou que o objetivo foi “esclarecer e actualizar” as mulheres sobre assuntos ligados à saúde da mulher e outros temas, numa ilha que tem carência de especialistas em saúde feminina.

“Daí aproveitarmos a estadia da médica na ilha para promover este tipo de encontro para esclarecer as mulheres sobre muitos temas que ainda soam a tabu”, concretizou Elenice Spencer, que se mostrou “satisfeita”, como disse, com a “grande participação” das mulheres.

“A rede vai continuar a promover este tipo de encontros e espera contar também com a presença de homens”, finalizou a coordenador local da rede de combate e prevenção contra abuso e exploração sexual da criança e do adolescente.

A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project