Adir tem um currículo recheado de títulos colectivos e individuais, que o pontifica como um dos futebolistas mais galardoado de Cabo Verde e, em declarações à imprensa, justificou a decisão de “pendurar as botas” com um problema de saúde que o tem afetado nos últimos tempos e que o impede de competir neste momento.
“É uma decisão um pouco triste para mim, tendo em conta que é uma coisa que gosto de fazer, mas tenho que aceitar e neste momento priorizar a minha recuperação”, afirmou.
Com uma carreira desportiva dividida entre as ilhas de São Nicolau, Santiago e São Vicente, Adir Cruz ostenta cinco títulos nacionais conquistados ao serviço do Mindelense e diz-se “realizado”, apesar de nunca ter representado a seleção nacional.
O futebolista que se orgulha de nunca ter usado álcool durante a sua carreira, acredita ter “deixado um legado” no futebol nacional.
“Vou continuar a dar o meu apoio ao futebol de São Nicolau e de Cabo Verde de outra forma, sendo que neste momento sou monitor de uma escola de futebol e também aos fins de semanas sempre oriento treinos a crianças da minha zona”, realçou.
Clubes que representou: Praia Branca, Ultramarina, Desportivo, Travadores e Mindelense.
Títulos colectivos:
Campeão regional São Nicolau (7)
Taça São Nicolau (4)
Campeão de São Vicente (05).
Taça São Vicente (05)
Supertaça São Vicente (4)
Campeonato Nacional (5)
Supertaça de Cabo Verde (1)
Títulos individuais:
Melhor jogador do Barlavento (sub-21).
Duas vezes melhor marcador do regional de São Nicolau
A Semana com Inforpress