CORREIO DAS ILHAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

São Nicolau: Gualberto do Rosário defende que a ilha não vai bem 18 Fevereiro 2023

O economista e ex- governante (antigo Primeiro-ministro) Gualberto do Rosário afirmou hoje, na cidade da Ribeira Brava, que a ilha de São Nicolau “não vai bem”.

São Nicolau: Gualberto do Rosário defende que a ilha não vai bem

Gualberto do Rosário teceu estas declarações à imprensa, à margem da sexta reunião do Conselho Geral da Associação Nacional dos Municípios Cabo-verdianos, onde apresentou, segundo a Inforpress, o painel “Visão Estratégica para o Desenvolvimento de São Nicolau”.

Contudo, segundo o mesmo, a “ilha do Chiquinho” tem todo o potencial de desenvolvimento e não “é uma ilha para ser considerada periférica”, pois possui muitos recursos, quer culturais e naturais, principalmente no domínio da economia marítima.

Tem as duas maiores baías de Cabo Verde, de São José e do Tarrafal, ambas riquíssimas que se prestem a vários tipos de actividades económicas, mas também tem a cidade da Ribeira Brava que tem um valor imenso na área turística”, realçou.

Conforme a fonte deste jornal, o economista salientou que é possível mudar a situação que a ilha atravessa, se for apostado nas potencialidades da mesma, juntamente com privados que “estão disponíveis para investir”, fazendo que a ilha dê um “enorme contributo” para Cabo Verde.

Por sua vez, o presidente da Câmara Municipal da Ribeira Brava, José Martins, afirmou que o desenvolvimento da ilha passa pelo desenvolvimento de projectos “estruturantes”, dinamizadoras de emprego, como forma de “travar” a perda de população jovem e a resolução do problema de transporte de e para São Nicolau.

“Também defendemos a construção da via rápida, de 6km por intermédio de túneis, que liga ribeira Brava a Tarrafal, aproximando estes dois centros urbanos da Ilha, como forma de dinamizar a economia local”, afirmou segundo a Inforpress.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project