ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

São Nicolau/Legislativas 2021: Líder do PAICV diz que a ilha está abandonada e anuncia resolver o problema da Barragem de banca furada se o partido for nova maioria 17 Mar�o 2021

A presidente do Partido Africano da Independência de Cabo Verde considerou, hoje, que São Nicolau, à semelhança das outras ilhas, está abandonada e sem investimentos. Janira Hopffer Almada anunciou que, se o PAICV for maioria no dia 18 de Abril, vai apostar em sectores estratégicos, com foco na impermeabilização da Barragem de Banca Furada para mobilizar mais água para a agricultura, no relançamento das pescas e na resolução das ligações marítimas e áreas da ilha do Chiquinho com o resto do país.

São Nicolau/Legislativas 2021: Líder do PAICV diz que a ilha está abandonada e anuncia resolver o problema da Barragem de banca furada se o partido for nova maioria

Na sua visita de dois dias a São Nicolau, que terminou esta terça-feira, a líder da maior formação da Esquerda visitou, no concelho da Ribeira Brava, o Vale de Fajã e zona de Estância Brás, tendo também reunido com as estruturas do seu partido na ilha. Já no Município do Tarrafal Janira Hopffer Almada visitou o centro da cidade e o povoado da Praia Branca, além de ter encontrado com militantes e amigos do seu partido no mesmo concelho. JHA deve segur, rumo a São Vicente e Santo Antão, a fim de fazer a apresentação da lista de deputados do PAICV às legislativas, prevista para acontecer entre sexta-feira e final desta semana.

Fazendo um balanço da situação socio-económica reinante em São Nicolau, a presidente do Partido Africano da Independência de Cabo Verde considerou que a ilha, à semelhança das outras, encontra-se abandonada e sem investimentos.

A líder do maior partido da oposição fez estas considerações em declarações à Inforpress, sublinhando que não houve “investimentos estruturantes” na ilha durante o mandado do actual Governo.

“Vê-se claramente que não há uma visão de desenvolvimento e os sectores estratégicos da economia não receberam efectivamente nada de novo, nenhum investimento nesses cinco anos”, afirmou, referindo-se a sectores como a agricultura, a pesca e o turismo, que, no seu ponto de vista, deveriam merecer mais atenção do Executivo de Ulisses Correia e Silva suportado pelo MpD.

“A nível da agricultura, nada de novo. Nem a barragem que poderia ser impermeabilizada para servir todo o vale de Fajã. Na pesca não houve requalificação do cais como foi prometido e a nível de turismo não se pode falar do sector com apenas um voo semanal”, criticou.

Segundo a mesma fonte, um outro sector mencionado ao longo da entrevista foi a saúde, que segundo JHA, necessita de várias intervenções.

“As pessoas ressentem-se da falta de políticas sociais. Veja a situação em que está a saúde, as listas de espera que existem, as consultas de especialidade que escasseiam, as evacuações que são dramáticas”, enumerou.

Mas as preocupações da candidata a Primeira-ministra das eleições gerais de 18 de Abril não ficam por aí. A questão da habitação mereceu igualmente reparo de Janira Hopffer Almada, para quem o sector, que deveria merecer mais intervenções, não recebeu a atenção nos últimos cinco anos.

“Depois de tanto desdenhar o programa Casa para Todos, herança da governação anterior, este Governo vai chegar ao fim do mandato sem uma visão e sem um programa para habitação em Cabo Verde”, denunciou segundo a Inforpress.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project