NOTÍCIAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

São Nicolau: Liceu Pedro Corsino de Azevedo inaugura busto do poeta e escritor cabo-verdiano 05 Fevereiro 2020

O liceu Pedro Corsino de Azevedo, no Tarrafal de São Nicolau, celebrou hoje o dia do seu patrono, com a inauguração de um busto com o nome do poeta e escritor, Pedro Corsino de Azevedo, e várias actividades.

São Nicolau: Liceu Pedro Corsino de Azevedo inaugura busto do poeta e escritor cabo-verdiano

Segundo a Inforpress que cita a directora desse estabelecimento de ensino, Sara Brito, é com enorme satisfação que a comunidade académica viu erguer hoje um busto em “honra” de seu patrono e uma figura literária, pese embora, “pouco conhecida”.

Para Sara Brito, este gesto representou ainda uma forma de divulgar a imagem do poeta e escritor, uma vez que, a figura já era conhecida internamente, através da interpretação de textos nas aulas de português, agora seria uma forma de a fazer externamente.

As celebrações ficaram marcadas com várias actividades culturais, desportivas e recreativas, uma feira com medição de tensão arterial e glicemia, pesagem, exposições artísticas, entre outros. Entretanto, o descerramento do busto, marcou o ponto alto de toda a programação das festividades.

A solenidade do acto ficou marcada pela declamação de poemas do autor publicados na revista Claridade entre os anos 1947/48, designadamente, “Galinha branca”, “Terra Longe”, “Conquista”, Luz”, “Renascença”, “Abandono” e “Liberdade”.

Pedro Corsino Azevedo nasceu em 1905, em São Nicolau e faleceu em 1942, com apenas 37 anos. Deixou seu nome ligado às letras, através do denominado movimento Claridoso, que surgiu na década de 1930 e marcou o início do modernismo em Cabo Verde, conclui a mesma fonte.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project