ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

São Nicolau: Líder nacional da JPAI manifesta preocupação com ”êxodo de jovens” 04 Novembro 2018

O presidente da JPAI manifestou hoje,04, preocupação com o “êxodo de jovens” para fora de São Nicolau, fenómeno, considerou, que poderá prejudicar não só futuro como a dinâmica cultural, social, económica e desportiva da ilha.

São Nicolau: Líder nacional da JPAI manifesta preocupação com ”êxodo de jovens”

Fidel de Pina fez estas à Inforpress no final do primeiro dia três dias de visita que está a efectuar a São Nicolau e que culmina esta segunda-feira, 05.

O líder da Juventude do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (JPAI) defendeu que “é preciso e necessário” haver políticas públicas de incentivo para manter os jovens na ilha de São Nicolau, pois, caso contrário, ajuntou, estar-se-á a prejudicar não só futuro, como a dinâmica cultural, social, económica e desportiva da ilha.

“Igualmente ficamos preocupados com relatos de entrada de drogas pesadas na ilha, que tem trazido consequências devastadores aos jovens de São Nicolau. Urge, portanto, medidas urgentes de carácter de fiscalização e controlo (…) Não podemos ter bons cidadãos se não houver uma infância e juventude saudável”, afirmou Fidel de Pina, apontando, por outro lado, o fenómeno de abuso e exploração sexual como uma “grande preocupação”.

O responsável aproveitou para apelar às autoridades competentes no sentido de intervirem “afim de não se comprometer o futuro de muitas a crianças, adolescentes e jovens”.

No entanto, reforçou, deve haver um “esforço conjunto” de todas as entidades bem como a sociedade civil para “o bem de São Nicolau”.

Fidel de Pina está em São Nicolau para Inteirar-se dos desafios e das dificuldades que as camadas infanto-juvenis da ilha enfrentam, além de encontros de auscultação com organizações da sociedade civil e trabalho de reorganização das estruturas locais da JPAI.

Do programa de visita destacam-se encontros com o presidente da Câmara Municipal da Ribeira Brava, Escola Secundaria Baltasar Lopes da Silva, Cruz Vermelha, clubes desportivos e grupos de Carnaval, para além de visitas a diversas comunidades e bairros no Tarrafal e na Ribeira Brava. A Semana/Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade



Mediateca
Cap-vert

blogs

Newsletter

Abonnement

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project