LEITURA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

São Nicolau: Livro “Destino Aziago” do escritor José Joaquim Cabral apresentado na Ribeira Brava 03 Dezembro 2022

O escritor José Cabral declarou na Ribeira Brava, durante a apresentação do seu livro “Destino Aziago”, que a obra fecha uma trilogia iniciada pela “obra basilar” da literatura cabo-verdiana “Chiquinho”, de Baltasar Lopes, de 1947.

São Nicolau: Livro “Destino Aziago” do escritor José Joaquim Cabral apresentado na Ribeira Brava

“Destino Aziago”, Prémio Literário Arnaldo França 2022, foi apresentado no âmbito das festividades do Dia do Município da Ribeira Brava, e o escritor disse que, com a trilogia, depois da morte de Baltasar Lopes da Silva, “deu voz ao que ficou por contar”.

“Era o desejo de Baltasar Lopes da Silva continuar a história do “Chiquinho”, só que a polícia política da época não o deu autorização para ir aos Estados Unidos onde ia se inspirar para completar a história”, afirmou, realçando a sua satisfação por ter “dado continuidade a obra de Baltasar”.

Segundo a mesma fonte, “Destino Aziago” é inspirado naquilo que foi o fim de vida de Baltasar Lopes e do personagem feitiço do autor “Chiquinho”, que teve um fim de vida “turbulento”, daí o título da obra.

Com o livro, o autor encerra a trilogia do romance “Chiquinho”, depois de ter lançado, em 2019m “Acushnet Avenue”, livro que conta a história de “Chiquinho” na emigração,

José Joaquim Cabral, natural da ilha de São Nicolau, já publicou o romance “Acushnet Avenue” (2019), o romance histórico “Caminho (s) que trilharam” (2014), “Sodade de Nhâ Terra Saninclau” I, II, III (2008, 2009, 2012) e a biografia “Padre Gesualdo Fiorini, Italiano, de São Nicolau, cidadão” (2007).

A obra “Destino Aziago” foi o vencedor do Prémio Literário Arnaldo França 2022, prémio que foi criado tendo em vista a “promoção da língua portuguesa e do talento literário em Cabo Verde, bem como homenagear a destacada figura da literatura e cultura cabo-verdiana Arnaldo França”.

A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project