Em declarações à Inforpress, o pároco Hernany Dias, avançou que a intervenção é necessária devido à deterioração da cobertura da capela de Nossa Senhora de Assunção, que não é adaptada ao clima local, mas também à necessidade de dar resposta ao crescimento populacional e acompanhar a mudança dinâmica dos centros urbanos.
“Estamos a falar de uma igreja que foi concebida nos anos 2000, que já não corresponde aos tempos atuais, por isso o projecto passa pela requalificação e ampliação da capela mas também do salão paroquial”, afirmou.
Neste sentido, avançou que foi constituída uma comissão, composta por cinco elementos, que irão trabalhar o plano da estrutura, o orçamento e o financiamento do projecto.
Segundo o pároco, a comissão tem até o início do mês de Novembro para submeter o projecto à Diocese de Mindelo e até o mês de Dezembro para apresentar o projecto aos possíveis financiadores, pelo que espera que no início do ano de 2024 a paróquia passo ter uma resposta e arrancar as obras no segundo trimestre ano de 2024.
Hernany Dias, garante ainda que a paróquia está à “procura” de possíveis financiadores, mas diz contar com o envolvimento dos fiéis para “levar em frente” o projecto.
O Complexo Religioso de Fajã é constituído pela Capela de Nossa Senhora de Assunção e o Salão Paroquial “Salão Nho Padre”.
A Semana com Inforpress