ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

São Nicolau: Problemas de transportes dominam encontro com emigrantes em férias 20 Agosto 2022

Os problemas de transportes de e para São Nicolau dominaram esta quinta-feira o encontro do ministro das Comunidades com os emigrantes em férias, com Jorge Santos a assegurar que o Governo está a trabalhar para melhorar a situação.

São Nicolau: Problemas de transportes dominam encontro com emigrantes em férias

Em declarações à Inforpress, após presidir, na localidade de Cachaço, concelho de Ribeira Brava, ao encontro com os emigrantes, o ministro das Comunidades reconheceu que “o grande problema” dos emigrantes de São Nicolau tem sido os transportes.

Acrescentou que apesar da evolução de números de viagens nos últimos tempos, “as últimas avarias” [nos navios] condicionaram as deslocações desses emigrantes.

Quanto ao evento, que se realiza no âmbito da comemoração do dia municipal do emigrante, Jorge Santos considerou ser “importante”, onde os emigrantes tiveram a oportunidade de “expor” as suas preocupações, promovendo assim, um espaço de diálogo entre os poderes públicos e os emigrantes.

“Um encontro de convívio, mas também de troca de informações para ouvir qual o sentimento da nossa comunidade e avaliação que fazem da nossa governação, mas também quais são as suas perspectivas em termos de integração”, acrescentou.

Conforme avançou Jorge Santos, tentaram “reflectir os ganhos” do Governo para melhorar a vida das comunidades, referindo-se ao novo modelo de gestão de pequenas encomendas, da questão do portal consular que facilita o acesso à documentação cabo-verdiana e ainda as “facilidades e incentivos” para investimentos.

Também em entrevista à Inforpress, Ilídio Oliveira, emigrante, reconheceu a importância do encontro, salientando que os problemas de certa forma “têm sido resolvidos”, mas que é necessária uma atenção aos transportes.

Por seu lado, Manuel Ramos, parabenizou a iniciativa, mas demonstrando o seu descontentamento perante os constrangimentos causados pelo problema de transporte.

“O encontro é importante porque cada um pode falar da sua satisfação e do seu descontentamento, mas de certa forma estou insatisfeito pelo que tem acontecido devido aos transportes, as férias com a minha família ficaram condicionadas devido a isto”, afirmou.

O encontro esteve enquadrado no âmbito da comemoração do dia municipal do emigrante e foi realizado pelas câmaras municipais da ilha, em parceria com o Ministério das Comunidades.

A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project