AUTÁRQUICAS 2020

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

São Nicolau Ribeira brava: Carlos Barbosa (PAICV), aposta na mobilização de água para relançar agricultura e economia local 18 Outubro 2020

O candidato do PAICV à Camara da Ribeira Brava aposta na mobilização de água para agricultura, associada a energias renováveis. Tudo com o objetivo de alavancar a economia, criar mais rendimentos às famílias e combater o desemprego nesse Município de São Nicolau. Carlos Barbosa, que foi presidente substituto no tempo do antigo Edil Américo Nascimento, gaba-se de ter « uma grande experiência na gestão autárquica» e mostra-se convicto na vitória da sua equipa nas eleições do próximo dia 25. Leia as ideias principais da Plataforma Eleitoral de Barbosa na entrevista a seguir.

São Nicolau Ribeira brava: Carlos Barbosa (PAICV), aposta na  mobilização de água para relançar agricultura e economia local

Com que motivação concorre à presidência da CM do Município da Ribeira Brava?

Para além, do amor ao Município da Ribeira Brava, e o sonho de o ver desenvolvido, mas também respondendo ao apelo da população. Outrossim, o dever e a obrigação de colocar toda a minha experiência e capacidade conseguidas durante estes anos ao serviço das gentes do meu Município.

Quais o setores chaves da sua gestão, caso seja eleito presidente da Câmara Municipal do Concelho da Ribeira Brava?

Iremos concentrar os nossos esforços na mobilização de mais água, habitação, na agricultura na criação de mais emprego de modo a permitir o desenvolvimento equilibrado e harmonioso em toda franja da população, evitando, deste modo, o êxodo rural e a migração. A Educação, a Juventude e a Saúde são, também, linhas prioritárias da nossa Plataforma eleitoral a par da estratégia com vista a diminuição do desemprego através da agricultura, do fomento da pesca e a pecuária. Iremos levar a energia elétrica à todas as famílias que ainda não possuem esse bem básico, e no âmbito do programa “Uma família, uma casa de banho”, apoiar todas as famílias para que o Município tenha uma cobertura a cem por cento de casas de banho, contribuindo para melhor saúde, melhor ambiente e bem-estar das pessoas. No Desporto, vamos concluir o Complexo Desportivo de Maiamona, no centro da cidade, uma vez que em todas as localidades têm polivalentes, e na sua maioria foram requalificados, faltando apenas as zonas de Carriçal, Queimadas e Covoada, a serem contempladas. A nossa plataforma contempla ainda o arrelvamento dos campos de treino em Juncalinho, e Preguiça, já o Estádio Municipal DI-DEUS beneficiará da iluminação, permitindo a realização de treinos à noite.

Que visão de desenvolvimento tem para a economia local?

A nossa aposta passa necessariamente pela agricultura e a pecuária. Com a mobilização de mais água associada as energias renováveis, o que permite a criação de emprego e consequentemente trará rendimento para as famílias.

Quais serão as prioridades ou desafios da sua candidatura neste mandato?

As grandes prioridades para o desenvolvimento do Município da Ribeira Brava, para os próximos quatro anos, assentam essencialmente na mobilização de água, associada as energias renováveis e nas áreas da saúde, habitação e saneamento básico, criar condições para melhor formação e maior empregabilidade dos jovens, de modo a permitir o desenvolvimento equilibrado do Município, evitando o êxodo rural e a emigração; Primando também na melhoria das condições de acessibilidade entre os diferentes núcleos de habitação;

Falemos da composição da sua equipa, em termos competência técnica e de género?

Com relação ao género, à minha equipa, posso garantir-lhe que temos uma equipa forte, jovem, com quadros cumprindo o estipulado pela lei da paridade e superando toda a nossa expectativa, isso tendo em conta a participação das mulheres. Na Camara Municipal estamos 50 /50 e na Assembleia as mulheres estão em maioria com 54%.

Fala-nos do seu projeto autárquico, quais as inovações que a sua candidatura traz para o concelho?

Para além de minha equipa, que como já disse, jovem, com quadros competentes e que poderão colocar ao serviço do município todo o seu Know-how. Mas também valorizando do nosso legado histórico enquanto ilha da intelectualidade.

Qual é avaliação que faz do desempenho do presidente cessante?

Muito fraca. Foi uma Câmara que perdeu norte desde o início do mandato, onde o n, as famílias passarem por inúmeras dificuldades.

Sente que poderá sair vencedor destas eleições com maioria absoluta?

É a nossa convicção e os contactos mantidos com as pessoas durante esses últimos quatro anos dão-nos esta certeza.

Da sua Plataforma eleitoral, que políticas sociais têm para o município, tendo em conta a situação pandémica que se vive com a população mais desfavorecida a passar por dificuldades?

Em primeiro lugar é garantir um dia de trabalho às famílias, a mobilização de mais água para a agricultura, apoiar os mais carenciados, na recuperação dos seus tetos dando-lhes um maior conforto de habitabilidade, continuar com o programa “uma família uma casa de banho”, o projeto “po mon um ta jdob”, apoiando a juventude na construção das suas casas com a cedência de terrenos por aforamento, projetos de arquitetura e estabilidade, apoio técnico e isenção de taxas durante o período da construção, para que esses jovens possam fixar no município e nas suas localidades, apoiar as famílias carenciadas no transporte escolar.

Que mensagem dirige aos eleitores do Concelho?

Disponibilizo-me, uma vez mais, ter como bandeira: proporcionar uma outra dinâmica ao desenvolvimento do Município da Ribeira Brava, porque acredito na equipa que dirijo, acredito no Município e acredito nas gentes da Ribeira Brava. Juntos faremos a diferença e tomar as melhores decisões, mesmo perante as escolhas mais difíceis. A nossa missão será responder aos problemas de todas as localidades porque “tud criston tem direito na sê gota de água”.

Com base na minha experiência na administração local e da minha equipa, vamos continuar a fazer o nosso caminho, e contamos com todos, para “JUNTOS RENOVAR RIBEIRA BRAVA”.

Artur Brito
Jornalista estagiário/Redação

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project