AUTÁRQUICAS 2020

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Líder do PAICV destaca que São Nicolau foi escolhida para abertura da campanha e anuncia fortes possibilidades para vitória 10 Outubro 2020

A líder do maior partido da oposição destacou, perante uma plateia composta por militantes e amigos durante o ato da apresentação pública dos candidatos à Câmara do Tarrafal, que São Nicolau foi a ilha escolhida simbolicamente pelo seu partido para fazer a abertura oficial da campanha eleitoral das autárquicas de 2020. Janira Hopffer Almada deixou uma mensagem de confiança para fortes possibilidades de vitória do seu partido em São Nicolau e noutras ilhas de Cabo Verde no pleito eleitoral do próximo dia 25.

Líder do PAICV destaca que São Nicolau foi escolhida para abertura da campanha e anuncia fortes possibilidades para vitória

A presidente do PAICV fez esta afirmação, depois de ter presidido, na quinta-feira, uma cerimónia semelhante no Município da Ribeira Brava. O encontro do Tarrafal, nesta sexta-feira, contou com uma boa moldura humana, que, segundo seus organizadores, primaram pelo cumprimento das mediadas recomendadas pelas autoridades sanitárias em tempos da pandemia de covid-19.

O ato serviu para a apresentação pública da lista dos candidatos à Câmara e Assembleia Municipal do Tarrafal e contou com três momentos distintos que cativaram a atenção dos presentes.

Na sua intervenção como o candidato à Assembleia Municipal, Manuel Fernandes, ex-deputado nacional e enfermeiro aposentado, realçou os ganhos que o concelho já alcançou. Fundamentou que o que mais pesou na sua decisão em aceitar este desafio de encabeçar a lista para a AM, foi o fato de acreditar que é possível fazer muito mais e melhor pelo desenvolvimento do concelho.

Por sua vez, João Soares, candidato à presidência da Câmara, falou da sua experiência, enumerando as mais diversas áreas onde é possível alavancar o desenvolvimento do concelho pelo qual concorre, com destaque para os setores do turismo de sol e praia, turismo de montanha, pesca, agricultura e pecuária, tendo dado enfâse à saúde que é a área da sua especialização - ele é médico com várias especializações.

Mensagem de confiança pela vitória

Conforme seguiu este jornal, a intervenção da líder do PAICV foi sem dúvida o momento mais esperado pelos presentes. Começou a sua comunicação, apelando para mais igualdade e justiça social, fazendo eco às dificuldades que a ilha enfrenta no setor dos transportes. « A ’solução’ para os Transportes, no modelo de ’dois aviões e meio’, se transformou num único voo semanal, dificultando a ligação para São Nicolau, com as ligações marítimas a se tornarem escassas, incertas e imprevisíveis!», postou na sua pagina de facebook a propositio do que viu durante sua estada na ilha. E acrescentou: «A Agricultura foi esquecida, sem investimentos, com o Orçamento para a Agricultura, no País, a ser reduzido para cerca de um terço, e com o Governo a se recusar, terminantemente, a fazer a impermeabilização da Barragem de Banca Furada (para continuar a utilizar essa Barragem como arma de arremesso político, numa autêntica afronta ao Povo de São Nicolau). As Pescas não são prioridade para esta Governação, claramente».

Falanado ainda no ato da apresentaçao pública dos candidatos do Tarrafal às eleiçoes de 25 deste mês, Janira Hopffer Almada defendeu oportunidades para todos, o reconhecimento pelo mérito, esforço e trabalho realizado. Elencou os setores da agricultura, da pesca e do turismo como pilares fundamentes para o desenvolvimento do concelho e da ilha de São Nicolau, em geral.

Para a líder do PAICV, não se pode almejar um turismo de qualidade numa ilha que tem apenas um voo semanal e nem se poderá pretender desenvolver a agricultura se não houver investimentos e mobilização de água.

De entre outros temas pertinentes relacionados com o desenvolvimento do município, Janira Hopffer Almada deixou uma mensagem de muita confiança de fortes possibilidades numa vitória do PAICV em São Nicolau e em outras ilhas de Cabo Verde nas eleições autárquicas de 25 deste mês.

A cerimónia referida aconteceu no espaço Paroquial do concelho do Tarrafal e contou com a presença dos candidatos, militantes e dirigentes locais, do deputado nacional, bem como do coordenador das autárquicas de 2020 ( Américo Nascimento) e dos candidatos à Câmara e Assembleia Municipal do concelho da Ribeira Brava.

Artur Brito
Jornalista estagiário/Redação

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project