AUTÁRQUICAS 2020

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

São Nicolau Tarrafal: João Soares (PAICV) apresenta a sua plataforma eleitoral com uma forte aposta na saúde 12 Outubro 2020

"Unidos para servir o Município", é sentimento que move a candidatura do PAICV à Câmara do Tarrafal de São Nicolau, liderada por João Soares, que garante uma aposta forte nos sectores das pescas, da agricultura, do turismo e desporto. A meta da formação tambarina é para catapultar o município e a ilha a um elevado nível de desenvolvimento, com destaque para o setor da saúde que é o seu maior desafio.

São Nicolau Tarrafal:  João Soares (PAICV) apresenta a sua plataforma eleitoral com uma forte aposta na saúde

Na sua plataforma eleitoral, elegeu como prioridade das prioridades, a saúde, pois, é de opinião que este é o setor que mais carece de investimentos. Tenciona junto do Ministério da Saúde e Segurança Social trabalhar no sentido de capacitar o município de mais meios assim como de médicos de clínica geral e de saúde pública para, em tempos da pandemia como esta que assola o mundo e Cabo Verde em particular, combater a COVID-19 entre outras doenças transmissíveis. Pretende estabelecer protocolos com médicos estrangeiros aposentados, que disponibilizaram em fazer consultas gratuitas à população mais necessitada.

Fazer melhor uso da Telemedicina para consultas de especialidade médica, equipando o Centro de Saúde com um laboratório de análises clínicas, aparelhos de Rx, Ecografia e Eletrocardiograma, reforçar o stock de medicamentos nas Farmácias, no setor privado e no Centro de Saúde, dando especial atenção à política de evacuações.

A juventude terá uma atenção privilegiada desta candidatura, que irá apostar fortemente na formação profissional de qualidade em áreas como a construção civil, eletricidade, culinária, guia turístico, pesca, agricultura, beleza e estética, empreendedorismo, meio ambiente, promovendo cursos práticos de língua estrangeira; inglês, francês e espanhol e estágios profissionais de forma a capacitar os jovens para o mercado de trabalho.

Outro setor que irá merecer a atenção desta candidatura, é o dos transportes, onde pretende, tanto nos meios aéreos como marítimos empreender maior investimento junto do governo, para que este setor tão deficitário seja o maior fator de desenvolvimento e coesão do município do Tarrafal e dos São Nicolauenses de forma geral.

Assumir o turismo como uma das locomotivas do desenvolvimento do município, dando enfâse ao turismo de montanhas - nas cordilheiras, serras, montes e vales, e das falésias do município - sem desprimor para o turismo de sol e praia.

A equipa do medico e cientista João Soares quer ainda promover o que de mais valioso existe no concelho, que é a cultura, « divulgando a nossa Morna que é Património Imaterial, com destaque a música Sodade», o Museu da Pesca, as Falésias do Carbeirinho e o Parque Natural do Monte Gordo. Isto sem contar com os emblemáticos sítios de «Rotcha Scribida», Farol do Barril, antigo Campo de Concentração do Tarrafal de São Nicolau, entre outras valências do município e da ilha do Chiquinho.

Artur Brito
Jornalista estagiário/ Redação

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project