CORREIO DAS ILHAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

São Nicolau: Unidade de Pequenas Cirurgias na Ribeira Brava já se encontra em funcionamento 11 Julho 2021

A Unidade de Pequenas Cirurgias na Ribeira Brava já se encontra em funcionamento com uma equipa da cidade da Praia liderada pelo médico cirurgião Danielson Veiga.

São Nicolau: Unidade de Pequenas Cirurgias na Ribeira Brava já se encontra em funcionamento

Em entrevista à Inforpress, o cirurgião Danielson Veiga informou que o processo decorreu da melhor forma possível tendo em conta as necessidades dos pacientes.

“O projecto de trazer médicos especialistas para a ilha de São Nicolau foi uma preocupação apresentada pelo Ministério da Saúde e logo começaram a reunir as condições para que este processo fosse realizado e está a decorrer da melhor forma”, salientou.

Danielson Veiga disse ainda que a equipa já se tinha deslocado à Ribeira Brava para fazer o levantamento de pacientes e ainda certificar-se das condições de instalação dos materiais.

“Já tínhamos vindo à Ribeira Brava para fazer as consultas e o levantamento do número de pacientes e das necessidades, mas também para certificarmos que tudo estava em ordem para iniciar o processo”, realçou.

Destacou ainda que fizeram diversas cirurgias de pequeno porte, de forma a dar mais conforto às pessoas da ilha, que antes tinham de se deslocar mesmo para pequenas cirurgias.

“Fizemos diversas cirurgias de médio porte, como hérnias umbilicais, sessões de hidroceles, fibromas, lipomas, etc., de forma a dar mais conforto a população da ilha diminuindo o tempo de espera que antes enfrentavam e este foi um grande passo para a ilha de São Nicolau”, afirmou.

Também em entrevista à Inforpress, Élvio Pereira, delegado de Saúde da Ribeira Brava salientou que este passo representa um grande marco para a ilha de São Nicolau, na medida em que irá melhorar as condições no sector da saúde.

“Para nós é um sonho que se torna realidade, sendo que é um projecto que há muito queríamos implementar e agora começamos a dar os primeiros passos para algo que é muito importante para a ilha de São Nicolau”, adiantou.

Além de melhorar o sector da Saúde, o delegado destacou ainda que este processo diminui a deslocação das pessoas para outras ilhas dando assim mais conforto às mesmas.

“As pessoas agora não terão a necessidade de saírem de São Nicolau para pequenas cirurgias e isso é muito bom e irá trazer um bem-estar para todos”, acrescentou.

Além de efectuar pequenas cirurgias, a equipa irá dar formação para os técnicos de Saúde da Ribeira Brava. A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project