NOTÍCIAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

São Nicolau de luto: CNAD e Câmara da Ribeira Brava lamentam a morte do “exímio artesão” Miguel Fortes 21 Junho 2021

O Centro Nacional de Arte, Artesanato e Design (CNAD), no Mindelo, e a Câmara Municipal da Ribeira Brava em São Nicolau lamentam a morte do Mestre Artesão Formador, Cesteiro de Caleijão em São Nicolau, Miguel Fortes, que era mais conhecido por Djey. Ambos relembram este artesão através da sua personalidade e da sua passagem por várias atividades e eventos ligados ao artesanato. Miguel Fortes faleceu, este fim-de-semana, na ilha do Chiquinho.

São Nicolau de luto: CNAD e Câmara da Ribeira Brava lamentam a morte do “exímio artesão” Miguel Fortes

Em nota, o CNAD salienta que este mestre artesão, que dedicou uma vida inteira à sua mestria como cesteiro, foi um “ser humano de sorriso fácil e sempre atento, cativava os da sua convivência com a sua jovialidade”.

A mesma entidade relembra que Miguel teve presença assídua no FONARTES e na URDI – Feira de Artesanato e Design de Cabo Verde, foi um dos integrantes da Residência Criativa Kutxi em 2017 e teve os seus produtos expostos nos Estados Unidos da América, nas ilhas Canárias (Feira de Artesanato de 2017), no Fórum Mundial de Desenvolvimento Local, em Santiago.

O CNAD agradece pelo seu enorme contributo que deu para o desenvolvimento do artesanato e da cultura de Cabo Verde.

Já a Câmara Municipal da Ribeira Brava de São Nicolau refere, numa publicação, que Miguel, filho do município, durante muitos anos se dedicou ao artesanato, confecionando bandejas, balaios, entre outros produtos.

A sua simpatia e empenho, indica, foram o que levou o seu trabalho a diversos lugares do mundo, “enaltecendo assim a nossa cultura, bem como o artesanato da ilha São Nicolau”.

“É com muita ternura e elevação que prestamos a nossa singela homenagem a este humilde homem, que se juntou aos seus para ser recebido nos braços da virgem Maria, onde terá o amparo dos anjos e ternura da mãe de todos nós”, lê-se numa nota da Câmara da Ribeira Brava.

Miguel Fortes faleceu no passado sábado, 19, na ilha de São Nicolau.

AC/Redação

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project