Em comunicado, a Esquadra Policial de São Salvador do Mundo do Comando Regional de Santiago Norte descreve como tudo aconteceu. Precisa que, na sequência de uma chamada telefónica recebida, ontem,30/06, por voltas das dezanove horas e trinta minuto, da própria mãe, que reside em Aboboreiro Picos, pedindo socorro à Polícia, por estar a ser ameaçada e ofendida pelo seu próprio filho, maior, de nome Gracelindo Mendes dos Santos. Que sem delongas fez-se deslocar uma equipa à residência da denunciante, que conduziu o denunciado à Esquadra Policial, para efeito de identificação.
«Estando na Esquadra, o mesmo recusou, terminantemente, a se identificar, ofendendo, de forma agressiva e com palavras injuriosas, o policial que o atendia.Por este motivo, o Graduado de Serviço ordenou a voz de detenção ao mesmo, por crime de desobediência e injúria ao Agente de Autoridade», lê-se na nota.
Segundo a mesma fonte, depois de cumpridas todas as formalidades, deu a entrada do detido na cela da referida Esquadra, onde ia aguardar pela sua apresentação ao Poder Judicial, em tempo legal. «Momento depois, ouviu-se um barulho na cela e ao se abrir a porta o pessoal de serviço encontrou o ora detido, com uma das pernas das calças que trazia vestido amarrada à volta do pescoço, já inconsciente, mas ainda com algum sinal de vida, pelo que foi prontamente socorrido para o Centro de Saúde Local, onde deu entrada já em estado cadavérico», descreve a fonte, para quem face ao ocorrido, foram informados o Ministério Público e a Polícia Judiciária, tendo o corpo sido transladado para o Hospital Regional de Santiago Norte, para ser autopsiado.
O comando Regional de Santigo Norte da PN informa, por outro lado, que foi já mandado instaurar um inquérito interno, com vista a averiguar as circunstâncias do ocorrido e se foram cumpridos todos os procedimentos que o caso requer.
«A Esquadra Policial de São Salvador do Mundo lamenta o ocorrido e endereça à família do malogrado as sentidas condolências», conclui o comunicado que vimos citando.