CORREIO DAS ILHAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

São Vicente: Abraão Vicente quer ver Feira Azul futuramente “mais concorrida” e trazer mais empresas ligadas ao mar 23 Novembro 2022

O ministro do Mar presidiu hoje, no Mindelo, à abertura da primeira Feira Azul das profissões ligadas ao mar enquadrada na CV Ocean Week e assegurou que nas próximas edições vai ser “muito mais concorrida”.

São Vicente: Abraão Vicente quer ver Feira Azul futuramente “mais concorrida” e trazer mais empresas ligadas ao mar

Abraão Vicente asseverou que o evento, realizado entre hoje e sexta-feira, 25, na Praça Dom Luís, veio para ficar no sentido de ser organizado não só durante a Ocean Week, mas, durante o ano inteiro.

Esta primeira edição tem a participação de 12 entidades, mas, o ministro do Mar mostrou a certeza que nas próximas edições, o evento vai ser “muito mais concorrido” e com participação de outras empresas que começarão a prestar serviços ligados ao mar.

Isto porque, segundo a mesma fonte, a Feira Azul permite, por exemplo, contacto de estudantes com empresas e instituições que “podem treina-los para serem competentes”.

“Hoje em Cabo Verde e no mundo, temos muita gente que é licenciada, tem mestrado e doutoramento e não conseguem ter empregos, porque não estão treinados com habilidades para desempenhar funções”, sustentou Abraão Vicente, para quem as escolas e as universidades “ainda não estão a ensinar habilidades prioritárias como resistência, resiliência, e a capacidade de enfrentar desafios para resolver problemas”.

A seu ver é preciso formar pessoas para todas as escalas de profissões, uma vez que “todas são dignas, desejáveis, se as pessoas conseguirem no final encontrar trabalho”.

O governante reiterou ser nesta senda que a quinta edição da Cabo Verde Ocean Week (CV Ocean Week, Semana dos Oceanos) foi desenhada, para transição entre “as grandes teorias e investigações, que são necessárias, e a realidade, para formar a nova geração”.

Dirigindo-se à plateia de estudantes secundários, presentes na abertura da feira, assegurou estar satisfeito por o sistema educativo ter abraçado a CV Ocean Week.

E por isso, almeja que a Feira Azul seja “a primeira semente de algo que está por vir, que é uma nação, de facto, voltada para o mar, e que, a partir daí, cria emprego, cria rendimento e contribui para um mundo onde os oceanos estão na centralidade das preocupações e dos desafios como seres humanos para a sobrevivência”.

Durante a abertura da iniciativa, houve um momento inicial de assinatura de protocolos da Escola do Mar (EMar) com entidades como a Escola de Hotelaria e Turismo de Cabo Verde (EHTCV), Escola Industrial e Comercial do Mindelo (Escola Técnica) e a Direcção Geral de Pescas e Aquacultura (DGPA).

Parcerias essas, que, segundo o presidente da EMar, Ivan Bettencourt, os permite, por exemplo, estar mais perto dos pescadores e das políticas das pescas, como no caso da cooperação com a DGPA) e no caso da EHTCV, fazer com que os formandos possam ter o “Componente B” que permite sonhar em trabalhar nos navios cruzeiros.

Quanto á Escola Técnica, Ivan Bettencourt manifestou o desejo de ter mais estudantes a escolherem profissões ligadas ao mar.

A Feira Azul tem ainda hoje lugar para entrega dos certificados da formação aos observadores científicos a bordo e ainda discussões de temas como “Energias renováveis no mar”, “Novas profissões na economia azul” e “Turismo nas profissões do mar”.

O evento, que decorre no Mindelo até sexta-feira, 25, é ainda reservado para a socialização durante estes três dias do programa Hackaton – Desenvolvendo soluções para a economia azul” e que no último dia terá a apresentação das soluções vencedoras e entrega de prémios.

Entretanto, a CV Ocean Week prossegue hoje com as conversas azuis ´Blue talks´, no Centro Oceanográfico do Mindelo, para apresentação do projecto “Pex Fresk” e ainda debate de temas como “Os desafios da construção naval no sector das pescas”, a “Importância do cooperativismo” e outras.

A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project