SOCIAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

São Vicente: Adolescente de 16 anos cria empresa de entregas para “tocar corações” 03 Outubro 2022

A adolescente de 16 anos Vânia Mendes é a mentora da empresa “Vânia na Área” que, através de entregas, conseguiu entrar nos mercados de São Vicente, Santiago, Fogo e até Estados Unidos da América “tocando corações”.

São Vicente: Adolescente de 16 anos cria empresa de entregas para “tocar corações”

Vânia na Área, tal como contou à Inforpress, é uma das últimas “aventuras” da “menina-sapeca” mindelense, que desde sempre se mostrou bem activa, talvez, como adiantou, por ter sido criada num ambiente de comércio dos pais, naturais do Fogo e residentes há muito em São Vicente, desde que se conhece por gente.

“Os meus pais tinham loja e por altura do festival de Baía da Gatas também se deslocavam para aí e usavam microfone para chamar a clientela, e vendo os adultos também queria fazer o mesmo”, conta a nossa entrevistada, que, além de chamar clientela também usou o microfone para cantar, coisa que faz desde os quatro anos.

Entretanto, a menina persistente não parou de querer ser o centro dos holofotes e até já foi uma das principais cara do programa voltado ao público infantil da Associação de Defesa do Consumidor, Adeco-mirim, experiência de contacto com o público, que disse ter sido primordial para a consolidação da Vânia na Área.

A ideia de criar a empresa, relatou, foi no aniversário de 16 anos, em Novembro de 2021, quando a mãe a ofereceu um buquê de flores através também de uma empresa de entregas, algo visto por ela como “bem interesante”, mas, que poderia aprimorar.

E sem tempo a perder, quis abrir a empresa logo no mês de Dezembro seguinte, entretanto, uma tentativa frustrada, uma vez que deparou com as habituais burocracias, e aí teve de esperar até Fevereiro de 2022 para concretizar o desejo.

Finalmente, a primeira entrega aconteceu a 12 de Fevereiro de 2022, um cesto com frutas, chocolate e outros artigos para uma criança a pedido do mãe, e, tal foi o “espanto”, a 14 de Fevereiro. Dia dos namorados, já tinha dez pedidos de uma assentada.

“Para quem tinha dois dias de trabalho, foi execelente, e depois foi só ladeira acima”, conta, entre risos, ligando o “sucesso” ao lema “eficácia”, que sempre foi um dos principais objectivos propostos.

Vânia assegura ter sempre em mente satisfazer o cliente e “nunca negar trabalho”, tanto assim é que tem feito entregas encomendadas com menos de uma hora de intervalo. Acredita ser essa postura que permitiu à Vânia na Área alcançar a “fama” até agora e, inclusive, atingindo, além de São Vicente, mercados como Santiago, Fogo, e ainda na diáspora de Portugal e Estados Unidos da América e com parceiros nestas diversas paragens.

Cada cantinho onde chega através de lemas como “tocando corações, carregando emoções” ou ainda “valorizando a amizade” e que quer levar para outras paragens do mundo, para além das já conseguidas, sempre com o amparo dos pais e dos colaboradores.

“Fazemos entregas de qualquer coisa, desde flores, até carros e apartamentos, e para qualquer ser. Só para se ter a noção já fizemos entregas até para um gatinho”, esclareceu a adolescente, que prima por fazer as entregas com `lives´, vídeos ao vivo, para provocar reacções de quem faz o pedido e assiste a tudo na hora.

E entre peripécias e pedidos um tanto ou quanto “anormais”, até teve a experiência de responder a um pedido para colocar flores na campa de um filipino, falecido em São Vicente, solicitado pela esposa. Segundo contou a Vânia, o contacto foi feito “todo em inglês” com a mulher já em Filipinas e que não teve como levar os restos mortais do esposo e o queria homenagear com algumas flores.

E isto foi somente mais um dos “ganhos” da Vânia na Área, ideia, que, “toca a todos” e tornada realidade em apenas oito meses e agora com um futuro de “muitos planos” baseados em “muita força de vontade e “muito apoio”.

“O mundo é grande, as oportunidades são infinitas, é basta correres atrás. O teu futuro depende do teu presente. Também gosto de seguir a frase `Não deixas para amanhã o que podes fazer hoje”, lançou Vânia como incentivo aos seus pares.

A Semana com Infopress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project