A iniciativa, que partiu dos estudantes do 2º ano do curso de Estudos Cabo-verdianos e Portugueses, era, segundo a professora Paulina Santos, um dos objectivos da cadeira, ainda mais agora que com o início do segundo semestre deverão arrancar também os estudos da literatura cabo-verdiana 2.
“É sempre bom lembrarmos esses acontecimentos porque na literatura nada passa de moda”, sustentou a mesma fonte.
A intenção do evento, sublinhou, também é permitir que os alunos tenham contacto com esses escritores ao vivo e para verem quem “independentemente das condições”, pode desenvolver actividades que podem ficar para a posteridade.
Paulina Santos, mencionando Germano Almeida, lembrou que na altura do lançamento da revista havia “quase que uma proibição não explícita”, mas, ainda assim os autores deram vida à revista com adesão de escritores antigos e mais novos, “tornando-se intemporal”.
A publicação da Revista Ponto & Vírgula aconteceu de 1983 a 1986 por iniciativa dos escritores Germano Almeida, Rui Figueiredo e Leão Lopes, retratando temas como literatura, linguística, folclore, história, cultura, geografia, saúde, música, entre outros.
Em 2006 decidiu-se lançar uma edição fac-similada da revista, no ano de 2006, integrando o conjunto dos 17 números bimestrais editados até a data.
A Semana com Inforpress