De acordo com uma publicação da entidade na sua página nas redes sociais, através de uma análise estatística do trabalho ainda em curso da segunda etapa do cadastro no Mindelo, o sistema estatístico do Cadastro Predial de São Vicente encontra-se em processo de “evolução e melhorias”, desde o início, em 23 de Setembro 2019, até os dias de hoje.
Nesta sequência, foram realizadas acções de sensibilização porta a porta, recolha de dados, levantamento topográfico, harmonização, parecer provisório, resumo executivo, decisão provisória da equipa de apoio técnico e consulta pública, entre outras.
A mesma fonte indicou que foi nesta óptica que surgiu a decisão de fazer uma análise e apresentação de dados para obter informações quantitativas e qualitativas e ter uma “noção geral” do processo em curso.
Assim, os dados estatísticos revelam que até 18 de Abril do corrente, no âmbito da segunda etapa do cadastro, 18.833 prédios da cidade do Mindelo encontravam-se sob alçada da equipa de apoio técnico, 10.948 já estavam cadastrados, 128 aguardavam pela homologação e 3.653 em fase de levantamento.
O objectivo, de acordo com a mesma fonte, é ter a ilha de São Vicente completamente cadastrada até o mês de Dezembro do corrente ano.
A Operação do Cadastro Predial é uma iniciativa do Governo e visa recolher os dados que caracterizam e identificam cada terreno/propriedade existente numa determinada zona, quer seja de um privado ou de uma entidade pública, como o Estado ou uma câmara municipal.
A Semana com Inforpress