Marly Sousa demonstrou o seu agrado à saída da audiência com José Maria Neves e outros elementos da associação na manhã de hoje, no Palácio do Povo, no Mindelo, e na qual confirmou ter ficado “satisfeita e entusiasmada e com muito mais força” com o interesse do Chefe de Estado em apoiar.
“Agora é ‘djunta-mon’ e ir para frente”, considerou a mesma fonte, desejando o reconhecimento do Presidente da República e que este os possa ajudar a “despertar” a sociedade para a causa do desporto adaptado.
Aliás, conforme a mesma fonte, um dos principais constrangimentos enfrentados pela ARDA é a necessidade de “mais inclusão”, algo, que, a seu ver, só poderá ser efectivado com o despertar da consciencialização da sociedade, sociedade essa “feita por todos”.
Por isso, a vice-presidente assegurou que a intenção da associação é trazer mais crianças e adultos com dificuldades para a prática do desporto adaptado.
José Maria Neves também recebeu hoje em audiência o mentor da empresa de desenvolvimento de software com base em São Vicente, Chuva, que quis dar a conhecer ao Presidente da República a entidade, mas também os projectos em carteira.
Nilson Nascimento referiu-se, dentro do pacote, a um sistema denominado de “Samba”, que é um projecto de gestão de negócios, actualmente a ser preparado para ser lançado com o e-facturas e que, segundo a mesma fonte, é parecido com o programa Primavera, mas, no caso “100% cabo-verdiano e que vai ser disponibilizado gratuitamente às empresas”.
Por outro lado, asseverou, já tem pronto o aplicativo “Pink”, para uso em telemóveis e que “permitirá a transferência de dinheiro instantaneamente, tanto dentro de Cabo Verde, como da diáspora para o País”.
O governador da Rotary Internacional Distrito 9110, Sunny Akuopha, foi outra das entidades com quem José Maria Neves esteve hoje reunido, no Palácio do Povo, e disse ter apresentado ao Chefe de Estado os projectos que a organização pretende implementar nos diversos países, entre os quais mil sanitários públicos, com Cabo Verde a beneficiar de cem destes.
Cabo Verde pertence ao Rotary District 9101, que inclui dez países da África Ocidental. Anualmente o governador do Distrito, liderado este ano por Sunny Akuopha, visita todos os clubes.
O Rotary é uma organização internacional de profissionais e empresários que prestam serviços humanitários, promovem “altos padrões de ética” em todas as profissões e ajudam a estabelecer a paz e a boa vontade no mundo. Fundado em 1905 por Paul Harris, em Chicago, EUA, o Rotary International é uma das maiores organizações de serviço do mundo, apolítica e sem vínculos religiosos, com mais de 1,2 milhão de associados, mais de 35.000 clubes distribuídos em 166 nações.
A Semana com Inforpress