POLÍTICA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

São Vicente/Autárquicas: Candidato Albertino Graça almeja criar um novo município na ilha 06 Julho 2020

O candidato do Partido Africano para Independência de Cabo Verde (PAICV) às autárquicas em São Vicente, Albertino Graça, quer criar um novo município na ilha e ainda governar com uma plataforma que assenta em cinco pilares.

São Vicente/Autárquicas: Candidato Albertino Graça almeja criar um novo município na ilha

A apresentação pública da candidatura deste político, académico e fundador da Universidade do Mindelo, aconteceu no final da tarde desta sexta-feira, no Mindelo, depois de Albertino Graça, que se apresenta como independente, ter reunido a unanimidade dos conselhos políticos regional e nacional do PAICV, tal como assegurou o presidente do conselho local, Alcides Graça.

Aliás, segundo o candidato, esta foi a condição que também impôs para aceitar o convite e assim lutar para “resgatar o orgulho sanvicentino e respeito por São Vicente”.

Neste sentido, incluiu na sua plataforma eleitoral a criação de um novo município, uma vez que Mindelo está a “arrebentar pelas costuras”.

“É urgente fazer um plano de requalificação e de um novo assentamento urbano para que não haja mais crimes contra o património histórico de São Vicente”, defendeu Albertino Graça, para quem uma nova cidade terá de nascer o “mais breve possível”.

A criação deste município trará, segundo a mesma fonte, “muitos benefícios” à população, desde logo, a “redução das desigualdades locais, maior presença do poder público e crescimento na geração de emprego”.

Albertino Graça, que também foi candidato nas últimas eleições presidenciais, disse que já tem um rascunho da sua plataforma e dará início, nos próximos dias, a um ciclo de conferências denominado “Uvi Soncent- Ouvir São Vicente”, durante o qual debaterão “temas cruciais”, nos quais assentam os cinco pilares da sua candidatura, nomeadamente, a sustentabilidade urbana, a coesão social, a economia, a cultura e a segurança das pessoas.

“É com estes pilares, com o envolvimento e a participação de todos, que pretendemos transformar São Vicente e torná-la numa ilha mais justa, mais equilibrada, mais dinâmica e mais rica cultural, social e economicamente”, sustentou Albertino Graça, adiantando que, no período de combate ainda ao covid-19, pretende criar um fundo para geração de emprego.

Mais ainda, acrescentou, como académico conta reconverter e preparar a juventude, juntamente com as universidades, para competir a nível internacional.

A candidatura, que tem por lema “São Vicente, nossa paixão” quer lutar para a regionalização, promover uma “governação aberta, transparente e participada, uma profunda reforma administrativa camarária”.

Albertino Graça é licenciado em Engenharia Mecânica na Universidade de Coimbra, em 1985, em Portugal, é mestre em Gestão do Desenvolvimento e Cooperação Internacional (2006) e Doutor em Ciências Económicas (2010).

Trabalhou na ENAPOR nas ilhas de São Vicente, São Nicolau, Santiago (Praia), para depois passar, como empreendedor, ao sector privado. Enquanto empresário criou várias empresas, mas a menina dos seus olhos é a Universidade do Mindelo, de que é actual reitor e que, primeiro enquanto IESIG, instituiu e conduziu ao sucesso.

Para além de obras académicas, escreveu em 1994 o livro “Ribeira Bote: O Bairro e o Clube”, e em 1998, o Manual do “Jogo de Uril: Regras, Teorias e Estratégias.

Graça vai ser ladeado como cabeça de lista para a assembleia municipal por Leila Barros. Também candidata independente, esta disse que a “única e real motivação é o amor por São Vicente” e por acreditar que os jovens “não podem continuar a ser meros espectadores”.

A técnica de 42 anos, que é nova nas lides políticas, é natural de São Vicente, licenciada em Informática pela Universidade do Minho (Portugal) e mestre em Engenharia Informática pela Universidade da Beira Interior, também em Portugal.

Trabalha há 19 anos no departamento de sistema informático da empresa pública Electra e colabora há 14 anos com a Universidade do Mindelo, como docente. A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project