ECONOMIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

São Vicente: Barco Flor d’oliveira vai servir comunidade piscatória de São Pedro 22 Maio 2022

O barco Flor d’oliveira, que vai servir a comunidade piscatória de São Pedro, em São Vicente, realizou hoje a sua viagem inaugural após bênçãos do Bispo do Mindelo, no Cais de Pesca de Cova de Inglesa.

São Vicente: Barco Flor d’oliveira vai servir comunidade piscatória de São Pedro

Trata-se de um navio de pesca que foi construído por Celestino Oliveira, através de um projecto familiar, para servir a comunidade de São Pedro na faina. Segundo o mentor do projecto, o barco tem 21,37 metros de comprimento, 5,40 de largura, 13,70 de altura, capacidade de carregar 50 toneladas e de empregar 23 trabalhadores.

“Este barco tem uma estabilidade extraordinária e uma residência muito grande porque é feito de madeira, revestido de fibra”, declarou Celestino Oliveira, que se mostrou surpreendido com a resistência do barco que “atingiu 11 milhas na primeira experiência no mar”.

A construção do navio, conforme a mesma fonte, iniciou-se em Março de 2018, primeiramente com um investimento de 25 mil contos, mas o orçamento total ascendeu a 45 mil contos.

“Temos várias parcerias, designadamente do Governo porque se trata de um financiamento bancário, da Frescomar e de pessoas amigas que nos estenderam as mãos em momentos difíceis”, revelou o empreendedor, que reconheceu que houve momentos em que pensou em desistir do projecto.

Mesmo assim, aproveitou para sensibilizar outros empreendedores a concretizarem o seu sonho. Aliás, referiu que a embarcação “é prova que em São Vicente e Cabo Verde existem “técnicos experientes e capazes de construir qualquer tipo de embarcação, de raiz e com qualidade” sem precisar comprar no estrangeiro. A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project