AMBIENTE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

São Vicente: Biosfera 1 realiza campanha de limpeza perspectivando participação de 80 voluntários 17 Setembro 2021

A associação ambiental Biosfera 1 organiza, neste sábado, 18, uma campanha de limpeza entre Praia do Lixo e Praia Romântica, norte da ilha de São Vicente, que deverá contar com a participação de 80 voluntários, através da Biosfera 1 e outras instituições.

São Vicente: Biosfera 1 realiza campanha de limpeza perspectivando participação de 80 voluntários

conforme a Inforpress, o responsável Christian Morais avançou que a iniciativa se enquadra na comemoração do Dia Internacional da Limpeza Costeira e no projecto São Vicente de ‘costa limpe’ (São Vicente de costa limpa, em português), que vem realizando campanhas de limpeza em todos os últimos sábados de cada mês.

Mas, neste mês a data foi mudada para assinalar, segundo a mesma fonte, esta “data tão importante”, em que contam mobilizar cerca de 80 voluntários através da própria Biosfera 1, mas também de outras instituições parceiras como o Volunturismo, Associação de Guias de Turismo de São Vicente, Simili, projecto Wascal da Universidade Técnica do Atlântico (UTA) entre outras.

“A nossa meta é então chegar aos 80 voluntários, contando que cada voluntário consiga mobilizar muito mais e assim conseguirmos atacar muito mais praias nesta extensão, que vai desde a Praia Grande”, explicou Christian Morais, adiantando que a ideia inicial é limpar o intervalo de praias entre Praia do Lixo e Praia Romântica, mas, quem sabe, estender-se para outras, conforme o número de pessoas mobilizadas.

Desta forma, ajuntou, a Biosfera 1 tem a ambição de dobrar também o número de lixo recolhido na última edição do “São Vicente de costa limpe”, no final de Agosto, no qual participaram 40 voluntários, que recolheram cem sacos de entulhos.

“A nossa campanha tem duplo objectivo, combater a poluição e ao mesmo tempo melhorar as condições para a desova das tartarugas que todos os anos visitam as nossas praias”, asseverou o técnico, para quem o projecto tem tido “resultados muito bons”, desde 2019 data do arranque e mais agora em 2021, em que foi mais intensificado.

Christian Rocha acredita que a população sanvicentina tem aderido “muito bem” à iniciativa e a cada edição tem conseguido reforçar a campanha de sensibilização para a protecção do meio ambiente.

Entretanto, segundo a mesma fonte, “ainda há muito por fazer”, porque as pessoas ainda persistem em deixar o seu lixo nas praias, principalmente nas mais frequentadas.

Daí, o apelo para mais consciência ambiental e para que os mindelenses, quando forem para passeios nas estâncias balneares “não somente tragam o seu lixo, mas que tenham a preocupação de recolher outros que encontrarem no local”, exortou.

A campanha deste sábado está marcada para acontecer entre as 08:00 e o meio-dia.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project