Presidenciais 2021

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

São Vicente: Candidaturas garantem que têm respeitado as regras sanitárias, mas admitem que os comícios fogem ao controlo 05 Outubro 2021

Os representantes dos candidatos presidenciais na ilha de São Vicente afirmam estar a cumprir na íntegra as regras impostas pelo Ministério da Saúde contra a pandemia de covid-19. No entanto, admitem que os comícios fogem sempre ao controlo e que têm sido um ponto de encontro do eleitorado que acredita nos seus candidatos. Fala-se em centenas de pessoas que têm mostrado um total apoio aos seus candidatos favoritos. Os representantes esperam que o número de casos de covid-19 não venha a aumentar nos próximos dias na Ilha do Porto Grande.

São Vicente: Candidaturas garantem que têm respeitado as regras sanitárias, mas admitem que os comícios fogem ao controlo

O candidato a Presidência da República, Fernando Delgado, avança que a sua equipa tem feito uma “campanha positiva e de forma racional”, e que tem realizado as suas ações sem muita aglomeração de pessoas.

No entanto, avançou que no início estipulou um número máximo de 5 pessoas. Mas “neste momento temos entre 10 a 12 pessoas”. Isto porque, segundo diz, a sua candidatura tem atraído mais pessoas em quase todos as localidades que visitou.

O mesmo candidato a PR assegura que toda a sua equipa tem respeitado as medidas impostas pelas autoridades sanitárias, usando máscara e cumprindo o distanciamento social.

“Acho que a questão de aglomeração está mais focada nos candidatos que estão a fazer comício, onde está presente 500 ou mais pessoas”, sublinha este candidato que acrescenta que a sua equipa está a passar as mensagens de forma pontual, abordando as pessoas nas ruas e mostrando os seus projetos

Já o candidato Joaquim Monteiro, que tem apostado numa campanha sem muita propaganda, avançou, sem muitas delongas, que as ações de campanha “têm sido civicamente muito bem geridas, abordando uma pessoa de cada vez. Joaquim e sua caravana estiveram neste dia de visita ao concelho do Paul.

Nesta segunda-feira, o candidato Hélio Sanches chegou a São Vicente para contatos com o seu eleitorado. Lídio Silva, mandatário regional, indicou que a candidatura de Sanches se decidiu pela não realização de comícios na ilha, por causa do contexto pandémico.

Silva garante estarem bem organizados com todo o material de prevenção e que esta segunda-feira concentraram as atenções em Ribeirinha para a passagem das mensagens do candidato.

A mandatária Eva Marcos da candidatura de Carlos Veiga reportou, por sua vez, que a mesma vem respeitando na íntegra as recomendações, mas admite que não se consegue controlar tudo. “É natural que em multidões não se consegue controlar as regras, mas tentamos sempre que elas sejam respeitadas, principalmente nos contactos porta-a-porta. Enfim, tentamos levar a cabo todos os procedimentos”, pontua a mandatária.

A mesma fonte acrescenta que a equipa tem tentado evitar que o número de casos de covid-19 não aumente drasticamente nos próximos dias. Por isso, adianta, optaram por um número reduzido de comícios para os próximos dias. Esta segunda-feira, a caravana de Carlos Veiga esteve em Vila Nova e Lombo Tanque. Hoje, terça-feira, vai estar em Ribeira de Craquinha. Pretende finalizar o dia com um comício em Fernando Pó.

Já a candidatura de Gilson Alves mostrou-se indisponível em conceder-nos uma entrevista sobre actividades da sua candidatura, depois de ter sido contatado para o efeito.

Este jornal não conseguiu também entrar em contato com as equipas das candidaturas de José Maria Neves e Casimiro de Pina.

No entanto, José Maria Neves, candidato às eleições presidenciais de 17 de Outubro em Cabo Verde, declarou-se este domingo, 03, confiante numa “grande vitória” da sua candidatura, logo à primeira volta.

Em conversa com os jornalistas, depois de mais um dia de campanha na cidade da Praia, o «candidato a Presidente Necessário» de Cabo Verde disse que tem havido uma onda crescente desse movimento cívico que diz ser a sua candidatura.

JMN esteve, na tarde desta segunda-feira, em campanha na Calheta de São Miguel e Tarrafal de Santiago, onde dirigiu um comício na Vila de Manque.

AC/Redação

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project