REGISTOS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

São Vicente/Carnaval: Grupos avançam com ensaios – LIGOC-SV confirma desfile diurno 25 Janeiro 2020

Os cinco grupos oficiais que vão desfilar no Carnaval deste ano em São Vicente já arrancaram com os ensaios, à excepção do Estrelas do Mar, que prevê avançar segunda-feira, 27, num desfile que se mantém à luz do dia.

São Vicente/Carnaval: Grupos avançam com ensaios – LIGOC-SV confirma desfile diurno

A um mês do dia de Carnaval, o presidente da Liga Independente dos Grupos Oficias do Carnaval – São Vicente (LIGOG-SV) confirmou à Inforpress que ainda este ano o desfile vai manter-se à tarde.

Marco Bento, no entanto, não esconde a ambição de desfile nocturno que poderá ocorrer em 2021.

“Podemos dar como garantido que em 2021 teremos um Carnaval com desfiles a iniciar muito mais tarde, depois das 18:00”, declarou Marco Bento à Inforpress, pois, lembrou, há que criar condições, que passam por “uma iluminação própria” em todo o percurso do desfile, “essencial” para os efeitos e projecção das cores, quer dos carros alegóricos, quer dos trajes, que só uma “boa iluminação” pode favorecer.

Colocado o ponto final sobre o horário do desfile do Carnaval/2020, que se mantém este ano, a partir das 15:00, os grupos, por seu lado, encontram-se a trabalhar em várias frentes, “há meses”, para oferecer o “melhor produto” aos sanvicentinos e visitantes.

Com efeito, os cinco grupos oficiais – Cruzeiros do Norte, Monte Sossego, Estrelas do Mar, Flores do Mindelo e Vindos do Oriente – já apresentaram os respectivos enredos, figuras de destaque, músicas e reinados, os ensaios avançam e, nos estaleiros e nos ateliês de costura, a construção de carros alegóricos e trajes, respectivamente, encontram-se em vias de atingir a “velocidade de cruzeiro”.

Vindos do Oriente e mil foliões

Dos cinco, Vindos do Oriente, que não desfilou no ano passado, foi o primeiro a apresentar o enredo, em Outubro último, intitulado “Em busca da pedra filosofal”, dos carnavalesco Cláudio Miranda, brasileiro, e Manú Ramos.

A música oficial do grupo é “Sab ca ta duê”, da dupla Jotacê/Anísio, mas Vindos do Oriente idealizou ainda um desfile para cerca de mil foliões e três carros alegóricos.

Cruzeiros do Norte e três carros alegóricos

O grupo Cruzeiros do Norte, por seu lado, campeão em título do Carnaval do Mindelo, traz este ano o enredo “Tudo a dois” , que vai procurar retratar em três carros alegóricos e através de cerca de mil figurantes, com música “Um tôtxa dritim”, da autoria da dupla Jotacê/Anísio.

Monte Sossego com mitos e lendas

Monte Sossego, por seu lado, segundo classificado em 2019, leva para a Rua de Lisboa o enredo “Nôs terra – mitos, contos e lendas”, entre 1500 a 1700 foliões, três carros alegóricos, um tripé, e música oficial “Fatxa, fatxa n’arena”, de Constantino Cardoso.

Flores do Mindelo e lenda mítica

Flores do Mindelo, quarto classificado no ano passado, vai desfilar este ano com o enredo “A lenda de uma civilização mítica”, em torno do universo dos deuses egípcios, reflectido nos três carros alegóricos, na música e nas alas.

O grupo espera colocar na rua entre 600 a 800 figurantes, que vão sambar ao ritmo da música “A lenda mítica”, da dupla Eugénio Moreno/Eric.

Estrelas do Mar e tartaruga marinha

Por fim o grupo Estrelas do Mar, terceiro classificado em 2019, o último a iniciar os ensaios, esta segunda-feira, 27, no Centro de Estágio da FCF, projectou um desfile, este ano, com o enredo “Estrelas de nôs mar, tartaruga marinha”, dois carros alegóricos, 14 alas e cerca de mil foliões.

A música ainda não foi divulgada, mas sabe-se que ela será da autoria da dupla Jotacê/Anísio, dupla que, aliás, domina este ano nas composições para o Corso do dia 25 de Fevereiro, já que produziu as músicas dos grupos Vindos do Oriente, Cruzeiros do Norte, Estrelas do Mar e Samba Tropical, este último que não participa no concurso de terça-feira do Carnaval, pois, desfila tradicionalmente na véspera, à noite.

Resultados gerais de 2019

Em 2019, o grupo Cruzeiros do Norte arrasou na classificação final, em todas as vertentes, individual e colectiva, como demonstra o quadro da classificação final do Carnaval de São Vicente/2019:

Primeiro lugar: Cruzeiros do Norte (259 pontos)

Segundo lugar: Monte Sossego (256,2 pontos)

Terceiro lugar: Estrelas do Mar (252,6 pontos)

Quarto lugar: Flores do Mindelo (215.9 pontos)

Melhor Música:

“Sabura sem Fronteiras” (Grupo Cruzeiros do Norte)

Melhor Carro Alegórico:

Grupo Cruzeiros do Norte (Fernando Morais/Nóia)

Mestre Sala:

Vandir Gomes/Cruzeiros do Norte

Rainha de Bateria:

Andreia Gomes/Cruzeiros do Norte

Porta-Bandeira:

Dina Taylor/Cruzeiros do Norte

2ª Dama:

Glória Cabral/Cruzeiros do Norte

1ª Dama:

Riza Soraia/Monte Sossego

Rei:

Arlindo Bandeira/Cruzeiros do Norte

Rainha:

Joraina Leite/Cruzeiros do Norte

A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project