Retratos

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

SÃO VICENTE: CESÁRIA ÉVORA É DAS POUCAS CARAS FEMININAS QUE APARECE NA CONSTRUÇÃO DA MARCA CABO VERDE - PRIMEIRA-DAMA 14 Dezembro 2021

A primeira-dama, Débora Katisa Carvalho, disse hoje, no Mindelo, que Cesária Évora é um dos símbolos maiores do País e é das poucas caras femininas que aparecem na construção da marca Cabo Verde.

SÃO VICENTE: CESÁRIA ÉVORA É DAS POUCAS CARAS FEMININAS QUE APARECE  NA CONSTRUÇÃO  DA MARCA CABO VERDE - PRIMEIRA-DAMA

Débora Katiza Carvalho falava à Imprensa, à margem da conversa sobre o Empoderamento Feminino, que aconteceu no Centro Cultural do Mindelo e que teve como foco “a Cesária Évora, considerada um símbolo e um exemplo representativo da liberdade da mulher”.

Segundo a primeira-dama, Cesária Évora foi uma marca que contribuiu também para enaltecer a marca Cabo Verde, porque muitas pessoas têm o País como referência, por causa da Cesária.

“Então, nós vamos estar a analisar um pouco como é que a Cesária conseguiu romper este simbolismo à volta da marca Cabo Verde e como é que ela, com a liberdade que lhe era conhecida, na forma de estar, na forma de se vestir , na alimentação, na forma como ela cantava e vivia, toda essa liberdade contribuiu para romper aquela marca mais masculina e ela aparece aqui como o símbolo maior”, explicou a mesma fonte, para quem Cesária é considerada uma diva exactamente nesta referência do empoderamento femenino.

Por sua vez, a nutricionista e neta de Cesária Évora, Janete Évora, destacou a influência da sua avó cise (como era carinhosamente chamada) na sua formação pessoal e profissional.

“Ela tem uma influência enorme na minha forma de ser e de colocar os valores. Isso eu herdei dela. Ela contrariou tudo o que a sociedade diz que a mulher não pode ser, foi uma verdadeira afronta para a sociedade, eu absorvi muito disso dela e isso deu-me liberdade para conseguir expressar quem eu sou”, explicou Janete Évora, referindo que tem como fonte de inspiração os “exemplos que ela absorvia de Cesária Évora, a convivência, a sua forma de se colocar e de não abaixar a cabeça para as pessoas, o seu senso de justiça e de humildade, a forma de correr atrás e de mostrar que nada é impossível”.

“Ela foi uma mãe e chefe de família a solo. que conseguiu criar a minha mãe e o meu tio. Ela era o sustento, o pilar da nossa família. E para uma menina pequena que vê aquela mulher toda poderosa, maravilhosa, que não teve um suporte atrás, que veio do nada e que conseguiu construir aquele império todo vai dizer, ela é minha avó, ela conseguiu, eu também consigo e isso dá-me uma segurança para enfrentar tudo o que vier”, acrescentou.

Outra característica marcante, segundo Janete Évora, ´é que Cesária conseguiu entrar no mundo artístico e abrir as portas para o mundo numa idade já avançada e numa altura em que o meio era bem mais reservado para os homens.
Por sua vez, a estilista cabo-verdiana residente no Brasil, Angela Brito, considerou Cesária Évora uma grande precursora do empoderamento feminino e uma grande inspiração para as mulheres no mundo todo.

“Para mim, é uma das mulheres que mais me inspiram. Ela teve essa capacidade de furar o sistema e manter-se autêntica. É muito difícil uma mulher conseguir chegar a determinados lugares, principalmente a nível mundial. Sendo uma mulher negra e africana e conseguir essa façanha de se manter autêntica é uma das grandes qualidades da Cesária”, defendeu.

A estilista afirmou ainda que Cesária é para ela uma fonte de inspiração em muitos aspectos. Isto, explicou, devido ao orgulho que mostrava por ser quem era e de onde ela era, da paixão que era quase uma obsessão pela música que ela gostava de fazer e de não desistir.

A conversa sobre empoderamento feminino com foco na vida e obra de Cesária Évora faz parte da semana de actividades realizadas pela Associação Cesária Évora para destacar o duas datas- os 80 anos da artista ( nasceu a 27 de Agosto de 19 41) e 10 anos do seu falecimento ( morreu a 17 de Dezembro de 2011). A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project