Segundo informações da Missão de Assessoria Naval do Brasil em Cabo Verde, a cerimónia enquadra-se nas actividades da passagem da fragata brasileira “Liberal”, que visita Mindelo para treinamentos e exercícios conjuntos com Guarda Costeira.
A medalha de Ordem do Mérito Naval, conforme a mesma fonte, tem sido entregue pela Marinha Brasileira para destacar brasileiros e também entidades estrangeiras que ajudaram a instituição de alguma maneira.
No caso, servirá para destacar o contra-almirante António Duarte Monteiro, actualmente chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, mas, que já desempenhou várias funções na instituição castrense, de entre as quais destacam-se as de comandante da Esquadrilha Naval, de 2004 a 2009, e comandante da Guarda Costeira entre os anos de 2009 e 2013.
O evento para entrega da medalha está marcado para a manhã de segunda-feira, 25, a bordo da fragata “Liberal”, que chega ao Porto Grande do Mindelo no domingo.
Além da condecoração, a Marinha Brasileira também aproveitará o acto para entrega de fardamentos e equipamentos electrónicos à Guarda Costeira de Cabo Verde.
A ilha de São Vicente será a última paragem da fragata que desatracou da base naval do Rio de Janeiro a 06 de Agosto, para dar início à Operação GUINEX-III, segundo informou o chefe da missão de assessoria naval brasileira, Bruno Teixeira.
A missão, que se estenderá até 14 de Outubro, visa promover, conforme a mesma fonte, a interoperabilidade com as marinhas e guardas costeiras de países do Golfo da Guiné, estabelecendo um “sólido canal de cooperação” com países como Benin, Cabo Verde, Camarões, Costa do Marfim, Gana, Nigéria, São Tomé e Príncipe, Senegal e Togo. A Semana com Inforpress