CINEMA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

São Vicente: Cinema Debate Amilcar Cabral 05 Dezembro 2022

Enquadrado no programa alargado de celebração do Centenário de Amílcar Cabral, que se assinala em Setembro de 2024, a Fundação Amílcar Cabral (FAC), em parceria com o Centro Cultural do Mindelo e com financiamento da Fundação Rosa Luxemburgo, promove, de 7 a 9 de Dezembro, em São Vicente, o “Cinema Debate Amílcar Cabral”. O evento conta ainda com com diversas parcerias na ilha de S. Vicente.

São Vicente: Cinema Debate Amilcar Cabral

Da autoria da arquiteta, Paula Nascimento e da historiadora Ângela Coutinho, este projeto contou com a assessoria do arquiteto Ângelo Lopes e da historiadora Aurora Almada e Santos. “O objetivo central visa iniciar um diálogo entre diversas gerações, designadamente, a mais jovem, que vem exigindo que se fale mais sobre este período da nossa História, a de artistas e académicos com trabalho já reconhecido que têm escolhido como objeto de estudo e de trabalho a Luta de Libertação Nacional e o Legado de Amílcar Cabral e a dos próprios protagonistas, combatentes que serão convidados a partilhar em primeira mão as suas vivências e reflexões”, realça a nota remetida a este diário digital.

Segundo a mesma fonte, trata-se de um Cinema-Debate itinerante e internacional, que poderá percorrer bairros e escolas de todo o país e países estrangeiros, com toda a documentação de suporte em português e em inglês. “Serão projectados filmes premiados a nível internacional ou filmes de época, com sessões às 18:00 horas e abertas ao público”.

De acordo com a organização, a “enorme” contribuição dada à libertação dos povos africanos, em geral, e à independência das ex-colónias portuguesas, em particular, bem como o legado teórico e intelectual deste “ilustre” africano têm sido reconhecidos nos mais diversos quadrantes internacionais e, por todo o mundo.

A atualidade, originalidade e profundidade do pensamento de Amílcar Cabral faz com que atualmente pesquisadores,artistas e ativistas se interessem cada vez mais pelo estudo do seu legado que tem trazido uma contribuição para diversas áreas das Ciências Humanas e Sociais e para a procura de soluções para os problemas do mundo de hoje”, lê-se em comunicado.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project