ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

São Vicente: Emprego e habitação condigna são as maiores reivindicações dos jovens – presidente da JpD 12 Agosto 2022

O presidente da Juventude para Democracia (JpD), Vander Gomes, defendeu hoje, em conferência de imprensa, no Mindelo, que a maior reivindicação do jovens cabo-verdianos, neste momento, passa pelo emprego e por uma habitação condigna.

São Vicente: Emprego e habitação condigna são as maiores reivindicações dos jovens – presidente da JpD

Segundo Vander Gomes, que falava a propósito do Dia Internacional da Juventude, para resolver a situação dos jovens é preciso uma “aposta forte” no empreendedorismo, nos estágios e em formações profissionais que são capazes de servir o mercado cabo-verdiano.

Acho também que isso deve passar um pouco na mudança de paradigma com a aposta nas áreas da economia marítima e nas indústrias criativas porque o mercado cabo-verdiano carece de jovens formados nas áreas de reparação naval entre outras áreas em que não há quadros suficientes para dar vazão às necessidades”, afirmou.

Para Vander Gomes, o País deve conservar a sua aposta na juventude, dentro das limitações da crise em que se vive, nomeadamente na educação, na formação e no emprego e no empreendedorismo.

Ao invés de estarmos centrados demasiadamente na aquisição de conhecimentos, o sistema educativo deve, antes de tudo ensinar os jovens a pensar e a terem pensamento autónomo, ao mesmo tempo que deve ser reforçado em duas vertentes centrais: O ensino técnico fundamentalmente ligado às novas tecnologias, à economia marítima e ao desenvolvimento industrial produtivo”, sugeriu.

Também no entender desse jovem político, Cabo Verde deve trabalhar para mudar de paradigma e passar de uma comunidade de consumidores para uma comunidade produtiva, centrada numa economia de serviços.

As oportunidades são imensas e há programas do Governo nesse sentido e os jovens pela sua natureza são o sector etário com mais condições objectivas para empreender uma mudança de atitudes e comportamentos”, sustentou acrescentando que “concorre à sociedade, em particular aos jovens, assumir a liderança do processo de desenvolvimento do País, fazendo das dificuldades oportunidades de crescimento e empurrando Cabo Verde para frente”. A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project