Agenda Cultural

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

São Vicente: Estreia do filme “Manuel d’Novas – Coração de poeta” acontece esta quinta-feira no CCM 25 Agosto 2021

O documentário “Manuel d´Novas – Coração de poeta”, de Neu Lopes, vai ser apresentado ao público nos dias 26 e 27 de agosto, no Centro Cultural do Mindelo, um ano e oito meses após a sua antestreia. A estreia vai ser somente em São Vicente, derivado dos constrangimentos da pandemia da covid-19. Este documentário representa a obra e o importante e significativo contributo que Manuel d’ Novas deu para a música e a cultura de Cabo Verde.

São Vicente: Estreia do filme “Manuel d’Novas – Coração de poeta” acontece esta quinta-feira no CCM

O realizador e produtor Neu Lopes, filho do falecido compositor Manuel d´Novas, explicou que a estreia vai acontecer somente agora na ilha de São Vicente por causa da pandemia da covid-19, que levou a restrições e ao encerramento de espaços e atividades culturais.

Segundo o realizador, a única ilha que recebeu a estreia do documentário foi Santiago, a convite do Centro Cultural Português da Praia, no mês de janeiro deste ano. Ou seja, adiantou, mais de um ano depois da antestreia que aconteceu em dezembro de 2020, em São Vicente.

O filho de Manuel d´Novas explicou que o filme foi apresentado na Praia porque as restrições, decorrentes da covid-19, eram “mais leves” do que em São Vicente. Isto porque, avançou, “poderiam viajar para a Praia com teste, mas na volta não precisavam de teste”.

Segundo Neu Lopes, não fosse a pandemia, o filme seria apresentado primeiramente em Milão, no Festival de Cinema Africano, em 2020, e noutros países da Europa e depois na ilha de São Vicente.

No entanto, o mesmo avançou que a antestreia em São Vicente serviu para ver as reações e algumas afinações que poderiam ser feitas à película e isso possibilitou melhorias a nível de som e imagem para o grande ecrã.

Além disso, o realizador pretende apresentar o documentário em outras ilhas de Cabo Verde, principalmente em Santo Antão, terra natal de Manuel d´Novas, e repetir a sua projecão em Santiago.

Este documentário conta com depoimentos de mais de 40 pessoas, entre músicos, sociólogos, políticos, familiares e conhecidos, que testemunham a vivência, a obra e o importante e significativo contributo que Manuel d’ Novas deu para a música e a cultura de Cabo Verde.

Neu Lopes é um dos fundadores da Osga Filmes, uma associação sem fins lucrativos, que desde 2015 produziu várias curtas-metragens e uma média-metragem, “Mor”, com a sua própria direcão e premiado no Cape Verde Film Festival em 2017.

Neste documentário “Manuel d´Novas – Coração de poeta”, que fez em homenagem ao seu pai, Neu Lopes é responsável pela ficha técnica, realização, sonoplastia, imagens, grafismo, edição e produção.

Foi o filme mais premiado da 7ª edição do Plateau – Festival Internacional de Cinema da Praia, que aconteceu em novembro de 2020.

Venceu os prémios “Melhor longa documental” e “Prémio revelação nacional”, e foi a única produção de Cabo Verde a ser galardoada no festival que premiou mais produções do Brasil e de Portugal.

Manuel de Jesus Lopes, nome próprio de Manuel d’Novas, nasceu a 24 de dezembro de 1938, na localidade de Penha de França, ilha de Santo Antão, e faleceu a 22 de setembro de 2009, na ilha de São Vicente.

No meio musical é tido como um dos poetas e compositores cabo-verdianos mais conhecidos internacionalmente, tendo sido o compositor preferido de nomes como Cesária Évora, Bana e Ildo Lobo.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project