ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

São Vicente: Eurídice Monteiro lança livro de crónicas "O Elogio da Democracia" 05 Julho 2019

A escritora e professora universitária Euridíce Furtado Monteiro lança, este sábado, 06, no Centro Cultural do Mindelo em São Vicente, a obra “O Elogio da Democracia”, com prefácio assinado pela Primeira-dama de Cabo Verde, Lígia Fonseca.

São Vicente: Eurídice Monteiro lança livro de crónicas

A obra regista um prefácio assinado pela Primeira-dama de Cabo Verde, Lígia Fonseca, um posfácio do economista José Tomás Veiga e uma nota da deputada Filomena Martins. Contém crónicas da autora publicadas no semanário Expresso das Ilhas, entre 2017 e 2018, num total de 40 textos. "São contributos valiosos que ajudam a todos na análise sobre a liberdade de expressão, o exercício da cidadania e a importância de uma construção permanente de uma democracia pluralista assente nos valores da paz, dos direitos humanos, da justiça, da liberdade e da igualdade”.

A autora e obra

Eurídice Furtado Monteiro é colunista do Expresso das Ilhas desde janeiro de 2017. É Socio-Politóloga e Doutorada pela Universidade de Coimbra. Fez um curso avançado de Administração Pública em Bridgewater State University e um curso executivo de Liderança em Harvard Kennedy School, nos EUA. Foi Diretora da Cátedra Amílcar Cabral da Universidade de Cabo Verde, entre os anos 2015 e 2018. É também Co-coordenadora do Programa de Mestrado e Doutoramento em Ciências Sociais; professora nos cursos de Jornalismo, Filosofia, Relações Internacionais e Diplomacia, Ciências Sociais, Ciências de Educação, Ciências Biológicas e em diversos programas de mestrado e doutoramento.

Tem-se dedicado à investigação sobre a democracia e os processos políticos, sociais e culturais em Cabo Verde. Já recebeu vários prémios científicos e distinções pelo seu trabalho de investigação e intervenção pública: em dezembro de 2007,foi galardoada com o Prémio Nacional dos Direitos Humanos; em 2015 teve uma Menção Honrosa no âmbito da 9ª Edição do prémio CES-US para Jovens Cientistas Sociais de Língua Portuguesa; em 2016, foi uma das contempladas com a bolsa Mandela Washington Fellowship for Young African Leaders(YALI), programa da administração do presidente Barack Obama.

Para além de artigos científicos em revistas especializadas e em coletâneas, é autora dos livros "Mulheres, Democracia e Desafios Pós-coloniais: Uma Análise da Participação Política das Mulheres em Cabo Verde" (2009); "Entre os senhores das Ilhas e as Descontentes: Identidade, Classe e Género na Estruturação do Campo Político em Cabo Verde" (2014 e 2015) e "A Ponte de Kayetona" (2016, romance). Já recebeu convites para participar em conferências internacionais, pesquisar e leccionar em várias universidades em África, Europa e EUA.

É Presidente da Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa (AILPcsh); Membro da American Political Science (APSA); Membro da Associação Portuguesa de Ciências Políticas (APCP); Membro Voluntário da Associação Zé Moniz (AZM); Comissária Nacional dos Direitos Humanos e Membro do Conselho Geral da Comissão Nacional da UNESCO.

Celso Lobo

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau

blogs

publicidade

Newsletter

Abonnement

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project