NOS KU NOS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

São Vicente: Faleceu José «Djobla» Ferreira 06 Fevereiro 2021

José Ferreira, mais conhecido por Djobla, faleceu, este sábado, na sua residência, em Vila Nova, São Vicente. Figura popular, além de ter sido um grande jogador do Clube Mindelense, Djobla participou, em 1974, na barricada que impediu a entrada de tropas coloniais portuguesas na histórica Ribeira Bote, sua zona natal.

São Vicente: Faleceu José «Djobla» Ferreira

José Ferreira faleceu, aos 76 anos de idade, na sua casa em Vila Nova, depois de ter regressado de hospital Baptista de Sousa, onde esteve internado por alguns dias. O seu funeral está previsto para a próxima quarta-feira, com a chegada de alguns dos seus filhos que residem em França e Holanda.

Djobla, como é popularmente conhecido, foi uma figura carismática de São Vicente. Maquinista da Enapor reformado, foi, na sua juventude como jogador ágil, o ponta de lance e melhor marcador do lendário Clube Mindelense.

O seu nome ficará eternamente ligado à história da sua zona, Ribeira Bote. É que um pouco antes da proclamação da independência de Cabo Verde, mais concretamente a 23 de Setembro de 1974, Djobla participou ativamente, junto dos seus companheiros, na barricada que impediu a entrada de tropas portuguesas no mesmo bairro. Por causa dessa resistência política e armada, Ribeira Bote ficou conhecida como a primeira zona libertada do jugo colonial português em Cabo Verde.

Cidadão íntegro, José Ferreira era também um homem de humor: com o seu habitual «olá irmão/brother», animava as pessoas com piadas por onde passava, mas sem nunca desrespeitar ninguém. Gostava enorme da sua ilha São Vicente.

Que a terra te seja leve, Dobla! À família enlutada, principalmente à esposa Dona Juvita e filhos, vão as sentidas condolências do coletivo do jornal Asemanaonline.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project