MÚSICA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

São Vicente: Fantcha realiza primeiro concerto deste ano no Mindelo e espera abraço de todo seu povo 03 Janeiro 2023

A cantora mindelense e radicada nos Estados Unidos da América Fantcha realiza nesta sexta-feira, 06, o primeiro espetáculo do ano em São Vicente e conta receber um abraço de carinho de todo o seu povo.

São Vicente: Fantcha realiza primeiro concerto deste ano no Mindelo e espera abraço de todo seu povo

Segundo a artista, que falava hoje em conferência de imprensa, no Mindelo, o concerto único, agendado para acontecer no Centro Cultural do Mindelo nesta sexta-feira, foi a “melhor escolha” que poderia ter feito para “recarregar as baterias do novo ano”.

Fantcha voltou à ilha de São Vicente para passar o final de ano, após 20 anos, e disse ter tido “muito prazer” de sentir um `réveillon´ “muito caloroso e com a morabeza que só Mindelo tem”.

Agora prolonga a sua estadia para o espectáculo no qual dividirá o palco com o músico franco-polaco Martchin e ainda acompanhada de músicos como Bau, Djassa, Zé Afonso, Ivan e Jorge.

“Não poderia começar o melhor ano de concertos que na minha terra, o abraço e o ar de Monte Cara já me dão a inspiração para poder voltar para os Estados Unidos para realizar outros trabalhos, com certeza, foi a melhor decisão”, sublinhou Fantcha, assegurando adorar receber o abraço de carinho dos familiares e amigos residentes no Mindelo.

O mesmo carinho, que, asseverou, tem tido desde o início da sua carreira, aos 15 anos, nas “noitadas mindelenses” com artistas como Cesária Évora, Luís Morais e Manuel d´Novas, que contribuíram para um percurso de mais de 40 anos, agora lembrado numa espécie de retrospectiva no evento desta sexta-feira.

“Neste concerto vai-se ouvir música desde a minha primeira identidade, que foi o “Boa Viagem”. Tenho orgulho em dizer que fui privilegiada em trabalhar com as grandes figuras legendárias da nossa terra”, considerou, referindo-se também ao primeiro disco produzido por Bana e o segundo com a parceria de Bau e Paulino Vieira.

Neste momento, também trabalha com Martchin, músico franco-polaco que disse ter se apaixonado pela música cabo-verdiana através de um concerto de Cesária Évora, em Paris, e em 2010 começou a colaborar com Fantcha, quando esteve radicado nos EUA, o que o fez se interessar ainda mais pela música de Cabo Verde, até agora.

Martchin produziu o disco “Inspiração de nha sina” de mornas e coladeiras tocadas em violino, que deverá ser apresentado na primeira parte do concerto de cerca de uma hora e meia e “cheio de surpresas”.

O artista francês promete outros trabalhos e concertos futuros com Fantcha, que lançou o seu primeiro disco “Boa Viagem” em 1988, produzido por Bana, e com mais outros quatro CD no mercado realizados em parceria com músicos como Paulino Vieira, Bau, Tito Paris e outros. Neste momento programa lançar um single brevemente com a direcção artística de Quim Alves, seu actual director artístico.

Por outro lado, a cantora, que tem por nome verdadeiro Francelina Durão Almeida e nascida no Mindelo em 1965, disse ter em carteira outros trabalhos para serem feitos em parceria com artistas americanos e brasileiros, mas, que, por agora prefere não dar muitos detalhes.

A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project