ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

São Vicente: Grávida transferida da ilha do Sal com “forte suspeita” de covid-19 29 Maio 2020

Uma mulher grávida que foi transferida para o Hospital Baptista de Sousa, em São Vicente, vinda da ilha do Sal, está “com fortes suspeitas” de Covid-19 e já está em isolamento no estabelecimento hospitalar, conforme o director clínico. Vozes criticas questionam se a estrutura de Saúde no Sal cumpriu ou não o protocolo de contingência/segurança antes de a mesma ter ordenado a evacuação da doente em causa para o hospital central da cidade do Mindelo.

São Vicente: Grávida transferida da ilha do Sal com “forte suspeita” de covid-19

Segundo Paulo Almeida avançou na tarde de hoje, em entrevista à Televisão de Cabo Verde (TCV), a paciente foi transferida nesta semana com problemas na gravidez e deveria ser submetida à uma cesariana, entretanto, apresentou outras complicações como cansaço e falta de ar.

Com isso, ajuntou o director clínico citado pela Inforpress, foram feitos RX e outros exames de diagnóstico que remeteram a uma pneumonia.

“Ela também fez dois testes rápido de covid-19, que deram todos positivos, e a paciente foi logo isolada”, assegurou Paulo Almeida, adiantando que devido à situação clínica da paciente e aos exames laboratoriais considera-se “fortes suspeitas” que esta seja portadora do novo coronavírus e aliás já está sendo tratada como tal.

Segundo a mesma fonte referido pela Inforpress, já foram colhidas amostras para a realização do teste PCR e que vão ser enviadas à cidade da Praia ainda no dia de hoje.

A resposta deverá ser conhecida entre hoje e este sábado.

Paulo Almeida disse que da entrevista feita à paciente, esta assegura que não teve contactos com pessoas das ilhas afectadas pela covid-19, mas vai-se continuar uma investigação para confirmar ou não este contacto.

O responsável clínico garantiu que a grávida está “estável” neste momento e que vai continuar em avaliação e só depois, se houver necessidade, deverá ser submetida à cesariana, refere a mesma fonte .

Sal e cumprimento do protocolo de segurança

Como questionou a RCV, Sal era uma ilha tida como território sem casos activos de covid-19. Sendo assim, pergunta que medidas de segurança foram observados na recepção da paciente no aeroporto e no Hospital Baptista de Sousa.

“Existe um protocolo, esse protocolo fala da vinda de pacientes de locais com covid e também de locais sem covid. A ilha do Sal seria um desses locais sem covid. De qualquer forma os nossos maqueiros, os ajudantes de serviços gerais que fazem esse transporte já vão em ambulância, vão todos de máscara e também usam luvas. Também vão com roupa própria do hospital que depois é trocada. À chegada dessa doente, mesmo vinda de uma ilha sem covid, nós a colocámos num quarto isolado da maternidade, não tendo tido contacto com nenhum doente. As pessoas que entraram em contacto com ela - médicos, enfermeiros - também já têm esta indicação que é generalizada: nós temos que sempre desconfiar, temos que sempre estarmos protegidos. Todos usam máscara, cirúrgica ou uma mais apropriada, com maior filtro, caso tiverem de fazer uma intervenção mais próxima. Portanto, neste aspecto, todas as indicações foram seguidas. De qualquer forma, estamos a fazer agora um interrogatório um a um para ver se alguém se descuidou nalgum momento, é importante saber”, responde à RCV a Presidente de Conselho de Administração do Hospital Baptista de Sousa.

Ana Margarida Brito acrescenta que a equipa, que esteve em contacto com a paciente, está a ser avaliada para se apurar o grau de exposição. “Com que equipamentos entrou em contacto com a senhora, como foi o contacto, aquelas coisas que temos de ter num questionário próprio”, declarou a PCA do Hospital Baptista de Sousa, acrescentando que todos os contactos no Sal e em São Vicente terão de ser avaliados.

Segundo a mesma fonte, a Delegacia de Saúde do Sal foi informada do caso, ontem à noite, quando a paciente foi testada em São Vicente.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project