ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

São Vicente: "Injustiça" força Sindep a convocar marcha de protesto neste Sábado 12 Fevereiro 2021

A decisão está tomada. O Sindicato Nacional dos Professores (SINDEP) promove, este sábado, 13 de Fevereiro, uma marcha de protesto pelas ruas da cidade do Mindelo, como forma de contestar a situação de «injustiça» a que foram submetidos e exigir mais respeito e dignidade para com a classe. Em causa estão sobretudo a violação dos seus direitos e o incumprimento do Estatuto da Carreira do Pessoal Docente (ECPD) pelo Governo.

São Vicente:

Segundo apurou este jornal, a concentração dos docentes de São Vicente acontece às 15h30, na Praça Dom Luís, tendo como lema “Por uma classe unida e dígna”. Às 16 horas os manifestantes partem para uma marcha ordeira e cívica até a delegação escolar, isto depois de percorrerem as principais artérias da cidade do Mindelo, respeitando todas as recomendações sanitárias no âmbito da luta contra a pandemia de Covid-19.

Em declarações ao Asemanaonline, o líder do Sindep em São Vicente, Nelson Cardoso, salienta que o sentimento da classe é de “injustiça” face à não resolução dos seus problemas. Aponta as várias promessas feitas pelo governo desde 2016, que até ao momento praticamente nunca foram concretizadas.

O dirigente sindical relembra ainda que fizeram uma calendarização para a resolução dos pendentes, que começou a ser cumprido em 2017/18. «A partir de 2018, o governo e o Ministério da Educação começaram a falhar», salienta.

Para a mesma fonte, os professores estão a ser alvos de “abuso, intimidação, pressão, e até de perseguição em algumas escolas da ilha, por parte do Governo, através dos dirigentes do Ministério da Educação.”

Diante de tudo isto, o sindicato dos professores exige “aumento e reajuste salarial, uma atenção especial à sobrecarga de trabalho dos professores e reivindica a nomeação definitiva, no quadro profissional do ME, de todos os professores com requisitos e tempo de serviço exigidos”.

Segundo Nelson Cardoso, o objetivo da manifestarão de protesto deste sábado é sobretudo chamar a atenção do governo e do Ministério da Educação para os processo pendentes, expressar o seu descontentamento perante essa situação, relembrar as reivindicações da classe e dos compromissos que assumiram e não cumpriram com os professores.

O secretário permanente do Sindep no Mindelo critica que, muitas vezes, o governo tem tomado decisões importantes sem auscultar os professores e seus legítimos representantes sindicais.

Questionado sobre a perspectiva da adesão dos professores à referida manifestação de protesto, Cardoso responde que está a ser muito boa. “Há várias escolas, cuja participação vai ser 100%. Pensamos ter uma boa jornada de luta sindical no sábado, porque o importante é lutar com aqueles que estão a sentir injustiçados pela forma como o Ministério da Educação vem tratando os professores», critica o líder do Sindep em São Vicente, apelando aos professores para participarem ativamente nessa marcha de protesto, cuja concentração está prevista para acontecer às 15H30, na Praça Dom Luís.

AC/Redação

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project