Legislativas 2021

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

São Vicente/ Jailson D’Aguiar: criação de mais empregos para os sanvicentinos é prioridade do PTS 12 Abril 2021

O cabeça de lista do Partido do Trabalho e da Solidariedade, Jailson D’Aguiar, salienta que o seu partido pretende implementar políticas que sejam capazes de criar mais postos de trabalho nos vários setores de atividade na ilha. O PTS acredita que diminuir a taxa de desemprego teria um impacto muito positivo na vida das famílias "que dia após dia têm deparado com uma serie de problemas". Ainda em matéria de emprego, salienta a necessidade de se estar "de vigia" às situações laborais dos trabalhadores".

São Vicente/ Jailson D’Aguiar:  criação de mais empregos para os sanvicentinos é prioridade do PTS

Asemana - Caso o PTS vença as legislativas de 18 de abril, como é que o partido pretende dar a volta ao número elevado de desemprego jovem em São Vicente?

Jailson D’Aguiar - Primeiro queremos criar uma plataforma para atrair investimentos, baixando taxas e impostos, que não são flexíveis, aos investidores. Segundo, temos de insistir na 2ª fase do Aeroporto Internacional Cesária Évora (AICE) para receber aviões cargueiros e melhor iluminação à noite e, também, instalar equipamentos para auxiliar os aviões na aterragem em situações de Bruma seca.

Apostas de comter desemprego e pobreza

- Quais são os pontos fortes para São Vicente, em termos de plataforma eleitoral do PTS e esforços a se desenvolver em termos de novas políticas públicas para a ilha?

Somos um partido de Trabalho, nossa primeira missão é diminuir a taxa de desemprego, diminuir a taxa de pobreza local. Vemos muitas empresas que não dão formação aos seus trabalhadores, indo contra o que está plasmado na lei. Muitos privados vêm a política como forma de obtenção de lucro e esquecem-se de capacitar quem os ajuda a ter mais lucros.

Existem muitos empregadores que não pagam o salário mínimo de 13 mil escudos, aliás, a maioria paga 11 mil escudos e muitos nem pagam o INPS referente ao salário dos trabalhadores. Essa é a parte que mais assola São Vicente e que quero combater.

- O PTS falou à imprensa que almeja centrar-se no sistema de ensino, principalmente no “relacionamento aluno/professor” que ao longo dos anos “tem-se deteriorado”. Como pretende fazer isso?

Veja, antigamente todos os alunos respeitavam os professores, agora os professores têm sentido a falta de apoio do ministério da educação, existem muitas reivindicações dos professores que não são avaliadas e às quais não são dadas uma resposta credível, melhoramento da segurança nas escolas, vemos muitas escolas abandonadas com guardas sem condições de fazer seu trabalho, muitos mal pagos, são tantas coisas que se for apontar aqui nunca chegaremos ao fim.

Principais reivindicações da ilha e meta da candidatura

- A agricultura tem passado por maus bocados e com os agricultores a exortarem por apoios e melhorias no setor. Que soluções para este setor?

O governo recebeu apoio para a seca em Cabo Verde, mas não se viu o governo a melhorar as condições dos agricultores, por exemplo se não temos chuva, podes ver outras formas, como na ilha podemos apostar na dessalinização da água do mar em que os agricultores possam pagar uma taxa baixa pela água consumida, tipo a Electra faz no sector público, dar aos agricultores mais materiais para se desenvolverem e produzirem mais.

- Quais são as principais reivindicações dos Sanvicetinos que precisam ser resolvidas?

Ter um trabalho, Educação, muitas pessoas não conseguem pagar e nem dar livros aos seus filhos, Saúde, o Hospital Batista de Sousa precisa ter mais meios para a acudir a população carenciada, as taxas que pagam para a saúde não ajuda os carenciados, ter uma habitação própria, não se cria uma politica onde cada um tenha seu teto, há muitos problemas no saneamento.

- Quantos deputados pretende eleger no dia 18 de abril?

Aqui em São Vicente pretendemos, no mínimo, eleger 2 deputados.

AC

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project