ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

São Vicente: Luís Teixeira é o novo presidente do conselho de administração da Electra em privatização 28 Julho 2021

O engenheiro Luís Teixeira, que era presidente do conselho da administração do Centro das Energias Renováveis e Manutenção Industrial (CERMI), foi eleito, hoje, novo presidente do Conselho de Administração da Electra, cujo proposta de reprivatização acaba de ser anunciada pelo Governo.

São Vicente: Luís Teixeira é o novo presidente do conselho de administração da Electra em privatização

De acordo com nota do Gabinete de Comunicação e Imagem da Electra, enviada à Inforpress, Luís Teixeira foi eleito em Assembleia-geral realizada esta manhã, na sede da empresa, na cidade do Mindelo.

Integram ainda o conselho da administração da Empresa Nacional de Eletricidade e Água Manuel Jesus Silva e Francisco Amaro Monteiro, que transitam da gestão anterior e que vão ocupar os cargos de administradores executivos, Neusa Lima Delgado, que desempenhava as funções de directora de planeamento e controlo e ascendeu ao cargo de administradora executiva. Foi ainda eleita como a administradora não executiva, Delmira Sousa Veiga.

O Governo tem em mãos o projeto de privatização da Electra, que prevê a modalidade de cisão, e consequente alienação das ações representativas do capital social de duas empresas: de produção e de distribuição de eletricidade.

Renacionlização na década de 2000 e investimentos

De recordar que na década de 90 o MpD tinha privatizado a Electra, através da EDP de Portugal. Diante da falta de investimentos e graves problemas com apagões permanentes, principalmente na Capital, o governo de José Maria Neves renacionalizou, na década de 2000, a empresa, tendo depois realizado altos investimentos a nível da dessalinização de água do mar e montagem de centrais únicas de produção de energia nas diferentes ilhas, com destaque para Santiago, Fogo e Santo Antão.

Como consequência dessas medidas, desapareceram os apagões e a Electra começou, pela primeira vez, a ter resultados positivos, durante a gestão do ex-PCA Alexandre Fontes.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project