Trata-se, conforme explicou a assessoria do Ministério do Mar, de pás para limpeza de praias produzidas na Cabnave, com chapa de inox perfurada, que funciona como filtro para peneirar a areia recolhida e extrair os objectos mais grossos, ou seja, o lixo.
No quadro das acções que antecedem o Cabo Verde Ocean Week, que este ano ocorre entre 12 e 17 de Novembro, em São Vicente, vários parceiros do Ministério do Mar juntaram-se para limpeza das praias da Laginha e Baia das Gatas, iniciativa que funcionou como teste operacional do “Eco Peneira”.
De acordo com a mesma fonte, este é um equipamento já “muito utilizado” em outras paragens, como uma “boa prática” internacional de limpeza e preservação de praias balneares, pelo que a ideia é produzir mais unidades e colocar à disposição de associações, ONG, empresas e instituições que queiram dar o seu contributo para a preservação das praias e do oceano, o pulmão azul da terra.
Da mesma forma, pode ser adquirido pelas instituições, câmaras municipais, padrinhos e madrinhas do mar, aliás, explicou a mesma fonte, foi a partir do projecto padrinhos do mar que surgiu a necessidade de se encontrar um mecanismo que facilitasse a limpeza das 142 praias balneares de Cabo Verde.
“A mudança da maré negativa que se prevê em 2050, de um oceano sem peixes e cheio de plásticos e lixo, é possível, depende de cada uma de nós”, finalizou o Ministério do Mar.
A Semana com Inforpress