O último atropelamento ocorreu na tarde de quarta-feira, 08, nessa zona a norte do Mindelo, em que uma criança de 08 anos foi atropelada, segundo testemunhas oculares, “de raspão” por uma carrinha, e, “felizmente”, só teve algumas escoriações na testa.
O outro ocorreu no último sábado, 04, com uma criança de 10 anos a ser atropelada por um jovem numa bicicleta, embora sem muita gravidade.
Por isso, Heloneida Silva é uma das moradoras a pedir às autoridades a colocação de uma passadeira no local para se evitar casos mais graves no futuro.
Francisca Gomes também defende a mesma opinião e acredita ser preciso mais segurança nessa estrada frequentada diariamente por dezenas de crianças e adolescentes que estudam nas escolas próximas, do ensino básico “Padre Cristiano Rodrigues” e “António Aurélio Gonçalves” e secundárias Escola Jorge Barbosa e Escola Técnica.
Factor também apontado por Alcindo Cruz, que acredita ser “urgente” a intervenção das autoridades.
Nas proximidades do local existe um quebra-mola e que antes era também pintada com marcas de passadeira, mas que foram apagadas pela acção do tempo e neste momento, segundo Alcindo Mota, a sinalização não está sendo respeitada pelos condutores.
O dia do último acidente, quarta-feira, foi o também aquele em que a Direcção-geral dos Transportes Rodoviários (DGTR) e parceiros como a Polícia Nacional e as Inspecções Técnicas de Automóveis em Cabo Verde (ITAC) estiveram nas ruas, do Mindelo, numa campanha de sensibilização apelando aos motoristas para uma condução preventiva por forma a evitar as sinistralidades no trânsito.
Segundo o delegado da DGTR, Nedson Maurício, a acção que deveria acontecer no final do mês de Março foi antecipada devido a vários acidentes registados nos últimos dias, tanto em São Vicente como nas outras ilhas, e inclusive com mortes.
Nedson Maurício assegurou que a preocupação não é somente com os condutores de carros, mas, também com os de veículos de duas rodas e os próprios peões, que, asseverou, devem ter atenção e colaborarem para “evitar ou mesmo eliminar” a sinistralidade, em São Vicente.
A Semana com Inforpres